VDS 26: The Age of IA – Inteligência Artificial

0

Seguindo a minha coluna com indicação de vídeos gratuitos para você assistir na internet, trago hoje uma séria do YouTube Originals chamada The Age of IA, ou A Era da Inteligência Artificial, em tradução livre.

The Age of IA

Esse assunto de inteligência artificial sempre me soou como algo distante, ainda longe de nossa realidade, para o futuro da civilização. A minha ficha de que essa impressão estava errada quando eu vi um vídeo, já indicado aqui anteriormente na coluna Vídeo da Semana, onde um garoto ensinava o conceito de Redes Neurais em programação e apresentava como construiu uma IA para jogar o Dino Game, do Google Chrome.

Atualmente, a inteligência artificial está muito mais presente na nossa vida do que podemos imaginar. E ela já está fazendo a diferença para muitas pessoas. Em The Age of IA o ator Roberto Downey Jr, que interpretou o personagem Homem de Ferro nos cinemas, conduz os oito episódios mostrando inovações relacionadas ao uso da Inteligência Artificial.

O vídeo deste post é o primeiro episódio da série. Ele aborda o uso da inteligência artificial como uma ferramenta para a criação de música, criação de avatares inteligentes capazes de expressar emoções e também fala sobre a manipulação de próteses por pessoas amputadas.

Num artigo que publiquei há tempos aqui no blog apresentei o uso da tecnologia de realidade virtual no tratamento de amputados que sofrem de phantom pain, ou dor fantasma. São pessoas que perderam um membro, mas seus cérebros ainda sentem uma dor na mão que já não existe mais, por exemplo. Ver que a inteligência artificial também vem sendo aplicada com sucesso nessa área é animador.

Os demais você pode conferir no canal do YouTube Originals.