VDS 05: Hikikomori – O problema da solidão no Japão

Blog do Matheus Colen > VDS 05: Hikikomori – O problema da solidão no Japão

A indicação de vídeo desta semana é para uma reportagem produzida pela emissora de notícias francesa France 24, abordando a vida dos Hikikomoris. O tema é delicado, pois aponta para um problema social que vem se agravando com o tempo no Japão.

O que é um Hikikomori ?

Hikipos - Hikikomori
Hikipos – revista segmentada para estimular a interação social

Hikikomori é uma pessoa que sofre de solidão. São homens em sua maioria, que moram sozinhos e evitam qualquer tipo de contato social. Nos casos relatados no vídeo, a causa da reclusão foi um trauma social muito forte. Levando em conta que o Japão é reconhecido pela sua cultura mais rígida, sofrer bullying ou algum tipo de humilhação pública deve ter um peso muito grande.

Alguns Hikikomoris são assistidos pelos familiares, mas há também os que vivem completamente sozinhos. Apesar do grande número de jovens vítimas desse tipo de solidão, causando um grande problema para os pais já em idade avançada, há também pessoas de outras faixas etárias nessa situação, incluindo os idosos.

Portanto, não é um problema estritamente relacionado a uma geração em específico. A todo momento ouvimos falar que a depressão é o mal do século, atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e que no Japão o índice de suicídios é muito grande.

Na linha de frente combatendo o problema estão iniciativas que visam a estimular a interação entre as pessoas com esse perfil. Dentre essas iniciativas, uma revista segmentada para o público Hikikomori, a Hikipos.

O vídeo está em inglês e traz uma matéria bastante interessante.

Para refletir.

Leia também

Leia também

spot_img