VDS 22: Como funciona a meritocracia?

0

O Brasil é um país onde a desigualdade social atinge níveis alarmantes. O fato de convivermos com isso a tanto tempo nos faz pensar que as coisas sempre foram assim e sempre vão continuar sendo. No vídeo de hoje aqui na série Vídeo da Semana (VdS), trago um material publicado pelo pesquisador Átila Iamarino, que além de possuir seu próprio canal no YouTube, é um dos nomes a frente do canal Nerdologia.

Como funciona a meritocracia?

O termo meritocracia surge frequentemente em debates sobre diversos temas ligados à educação, cultura, economia, vida em sociedade e sucesso profissional. Ele traz implícito em si a ideia de que basta ter força de vontade e dedicação, para que uma pessoa consiga atingir os mesmos resultados que outra pessoa.

Confesso que nunca havia pensado muito sobre o assunto e sempre vi a questão do mérito como algo relacionado aos resultados. Porém, como bem demonstra o Átila no vídeo, há um fator ligado também às oportunidades que influencia muito essa balança, desequilibrando-a para o lado de quem tem melhores condições de competição.

Por meio de um experimento, Átila demonstra visualmente como a meritocracia funciona e como ela colabora para a manutenção da desigualdade. Isso reafirma a importância das políticas afirmativas, no sentido de proporcionar uma maior igualdade de condições para todas as pessoas, em especial as que fazem parte de grupos menos favorecidos.

Vale muito assistir ao vídeo e refletir um pouco mais sobre o tema. Você acredita que a meritocracia pode funcionar? Deixa sua opinião nos comentários.

Sobre a série VDS

Vídeo da Semana, ou simplesmente VDS, é uma série de posts aqui do Blog do Matheus Colen onde compartilho vídeos que acho interessante.

O YouTube é um oceano de conteúdo que reúne coisas muito legais e outras muito ruins também. Navegar por esses mares é algo que faço com alguma frequência e por isso resolvi selecionar alguns conteúdos que julgo relevante, fazendo um exercício de curadoria.

Fique ligado. Todo sábado teremos um vídeo novo publicado aqui no Blog. Tem alguma sugestão de vídeo pra série VDS? Indica pra gente nos comentários.