VDS 25: Coronavírus, como funciona a COVID-19?

0

Eu simplesmente adoro o canal Kurzgesagt – In a Nutshell. Já recomendei um vídeo muito bom aqui anteriormente, que explicava o Tempo.  Esta é uma das principais perguntas que estão sendo feitas sobre o Coronavírus, como funciona? Neste momento crítico que estamos vivendo onde o surto de um vírus mudou totalmente nossas rotinas e, mais importante, as nossas perspectivas para o futuro bagunçando todos os nossos planos, é muito gratificante ver o um trabalho tão bem feito e que aborda o coronavírus claramente.

Coronavírus – Como Funciona?

Este é o tipo de vídeo que precisamos repassar aos amigos e familiares. O pânico que a falta de informação pode trazer pode ser fatal para muitas pessoas. Difundir informação correta e embasada cientificamente é o fundamental para combatermos a expansão do vírus.

Nesse episódio sobre o Coronavírus é explicado como podemos nos infectar com o vírus e como ele age em nosso organismo. As animações são simplesmente perfeitas para entendermos conceitos que nem sempre são tão simples assim.

O áudio original é em inglês, mas há legendas em português. Não esquece de ativar as legendas no canto inferior direito do player do YouTube. Compartilhe essa informação!

Mais informações sobre o Coronavírus

A imprensa brasileira tem feito uma extensiva cobertura sobre essa questão e as informações exibidas nas principais emissoras são muito mais confiáveis do que chega pelo WhatsApp. Procure assistir mais de um canal e leia sites diferentes para ter contato com mais fontes.

Para monitorar o estado atual da pandemia de Coronavírus, há um site que apresenta a contagem em tempo real. Sempre bom lembrar que os números desta plataforma são baseados nos dados oficiais dos governos e podem não fazer um retrato exato da extensão desta pandemia. Este é o link para o Dashboard Mundial do Coronavírus.

Epidemina e Pandemia são a mesma coisa?

Neste artigo da BBC é explicada a diferença entre pandemia, epidemia e endemia. Reproduzo aqui o trecho da matéria em que a pesquisadora Rosalind Eggo explica o tema:

“A infecção endêmica está presente em uma zona de maneira permanente, em todo momento durante anos e anos”, afirmou.

Por outro lado, uma epidemia é um “aumento de casos seguido de um ponto máximo e, depois, uma diminuição.

Por último, a pandemia é uma epidemia que ocorre “em todo o mundo mais ou menos ao mesmo tempo”.

Leia o artigo completo no site da BBC.