Logline – como resumir seu projeto em uma frase

Blog do Matheus Colen > Logline – como resumir seu projeto em uma frase

Também conhecida como storyline, a logline é uma versão bastante resumida da sua história, seja ela um longa metragem, um curta ou uma série. Criada com a intenção de comunicar as premissas principais do projeto, a logline possui cerca de duas sentenças e é bastante eficiente para realizar abordagens com produtores e executivos do mercado.

Apesar de ser uma quantidade bastante resumida de texto, a logline dificilmente será a primeira coisa que você irá escrever sobre o seu projeto. Na verdade, é bastante provável que ela seja uma das últimas! Pense nesse texto como um material de venda do seu projeto. Desse modo, você não precisa necessariamente começar seu processo de criação por ele. Neste artigo, separei algumas dicas valiosas para te ajudar a escrever sua logline.

Como escrever uma logline?

O primeiro passo para responder a essa pergunta é saber se você realmente tem clareza sobre o que é o seu projeto. Pode parecer bobagem, mas muitos autores iniciantes tem dificuldade de alinhar sua vontade de contar histórias com a demanda do público (quem nunca?).

Se após escrever o seu projeto você ainda enfrentar dificuldades para escrever uma boa logline pra ele, provavelmente essa história faz sentido apenas na sua cabeça e dificilmente será vendida. Considerando que o maior trabalho do roteirista é justamente fazer com que suas ideias sejam compreendidas pelo público, talvez seja hora de se concentrar mais na sua ideia principal e estar disposto a modificá-la, do que em sua satisfação pessoal ao escrever uma história.

Procure se atentar aos pontos principais do seu roteiro. Qual é o propósito dele? Qual tipo de demanda ele atende? O tema que você aborda é relevante o suficiente? A maneira como está abordando faz sentido para seu público alvo? Quem é o seu público alvo?

Essas são perguntas que apenas você, autor roteirista, poderá responder.

Elementos principais da história ou roteiro

logline garoto no ensino médio
Vamos montar uma logline juntos?

Uma vez que você tem certeza sobre o que está escrevendo, e para quem está escrevendo, procure inserir os elementos principais da sua história na logline. Basicamente, eles são o Universo ou Ambiente onde a história ocorre, o Tema da História, os Personagens que vivem nesse universo e os Interesses e Intenções desses personagens.

Universo / Ambiente

Contextualize onde sua história ocorre. É uma viagem pelo espaço? Ou uma jornada épica vivida por um adolescente esquisito através do ensino médio? O local onde a história acontece ajuda a fornecer contexto e colabora para que seu interlocutor imagine mais claramente o que você está tentando comunicar.

Quando você leu no parágrafo acima as expressões, “viagem pelo espaço” e “ensino médio”, algumas imagens certamente vieram à sua mente. Use esse tipo de imagem ao seu favor na hora de escrever sua logline.

Personagens

Fale sobre seu personagem principal e deixe claro qual é a intenção dele. Se ele tiver um antagonista muito forte, mencione isso também. Não precisa dizer o nome do seu personagem pois isso agrega quase nada à sua logline. Preserve os poucos caracteres que você possui disponíveis para apresentar informações úteis para a história. Utilize adjetivos para caracterizar seus personagens e ajudar a criar uma ideia mais clara sobre que tipo de pessoa ele é.

Melhorando um pouco nosso exemplo anterior, coloquei um objetivo para nosso adolescente esquisito: sobreviver!

Jornada épica vivida por um adolescente esquisito que precisa sobreviver ao ensino médio.

Ficou melhor, não?

Tema

Sobre o que é o seu roteiro? Uma história de amor impossível? Uma corrida contra o tempo? Uma história de rivalidade entre um casal que disputa a guarda das crianças? É uma história sobre união? Ou sobe superação? Entenda qual é o tema principal da sua história. Identifique os conflitos que ajudam a empurrar a narrativa para frente e insira isso na sua logline.

No exemplo anterior, a logline “jornada épica vivida por um adolescente esquisito que precisa sobreviver ao ensino médio” dá uma boa ideia sobre o tema. Alguém que não se enquadra no padrão social/comportamental dominante (adolescente esquisito), irá viver muitas situações de conflito potencialmente grandes (jornada épica) num ambiente que testa sua reputação a todo momento (ensino médio).

Interesses, Intenções, Objetivos

Ao inserir personagens na logline, procure deixar claro quais são os objetivos deles na história. Isso vai dar uma ideia de como eles se relacionam, se são forças opostas, antagônicas ou se existe alguma colaboração, sinergia. Numa logline de filme de comédia romântica poderíamos ter como conflito principal o interesse de dois personagens em ficarem juntos, mas impedidos por algum contexto externo a eles. Quando eles superam esse contexto externo juntos, temos a sensação de que o amor venceu. Qual ou quais personagens representam esse contexto externo ao casal? Eles são os antagonistas.

Voltando ao nosso exemplo, o interesse principal do nosso adolescente esquisito é sobreviver ao ensino médio. Nesse caso, ficamos com a impressão de que a força antagônica é o próprio ensino médio e todas as situações que ele irá proporcionar ao nosso protagonista. Isso é verdade, em parte. Não é o ensino médio em si que vai testar o nosso protagonista, mas sim outros personagens que fazem parte do universo “ensino médio”.

A nossa logline pode ser melhorada quando inserimos um ou mais personagens para representar as forças antagônicas ou os aliados.

Vamos ver se melhora:

Jornada épica vivida por um adolescente esquisito que precisa sobreviver ao ensino médio. Depois de tentar se enquadrar e ser rejeitado pelos garotos populares da escola, desiste de brigar por atenção e uma legião de impopulares passa a segui-lo transformando-o no mais popular de todos.

Exemplos de loglines

Um lugar muito interessante para encontrar loglines é nas sinopses dos filmes na época de lançamento. Os guias de programação de TV também costumam trazer loglines para os episódios de séries. Sites como o IMDB concentram uma grande quantidade de informações. Vale dar uma navegada por lá para se inspirar com exemplos de obras reais.

O Irlandês (filme novo do Scorsese)

A mob hitman recalls his possible involvement with the slaying of Jimmy Hoffa.
(Um assassino da máfia relembra seu possível envolvimento no desaparecimento de Jimmy Hoffa)

Game Of Thrones

Nine noble families fight for control over the mythical lands of Westeros, while an ancient enemy returns after being dormant for thousands of years.

(Nove famílias nobres lutam pelo controle das terras místicas de Westeros, enquanto um inimigo antigo retorna após um sono de milhares de anos)

Tem alguma dúvida sobre loglines? Deixa nos comentários!

Leia também

Leia também

spot_img