Plot Twist – Minha história precisa de um?

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Você com certeza já viu um filme e ficou super envolvido com a história, com os personagens, com a evolução da trama e dos conflitos. De tão envolvido, você já começa a pensar sobre o desfecho das ações e pensa algo do tipo: “esse cara, com certeza é o bandido”. E aí, no instante seguinte, algo de inesperado acontece, a história muda totalmente de rumo e pega você de surpresa. Então, isso é um Plot Twist.

O que é um “Plot Twist”?

Plot Twist é um termo técnico que faz referência a uma grande mudança que acontece na narrativa de uma história. Também chamamos isso de “ponto de virada”. Muitos roteiristas iniciantes ficam tão encantados com esse recurso narrativo, que criam suas sinopses já pensando nas viradas que ela vai ter.

Tudo bem ter essas ideias de virada. Isso faz parte do processo de criação de uma história. Nessa fase de definições e brainstorming, é super importante anotar essas ideias e ter consciência de que você não precisa usar todas. Na verdade, fazer o filtro é uma parte fundamental na criação do seu filme, série, novela, websérie e por aí vai.

Contudo, é um erro você desenvolver sua história dando uma atenção excessiva para as viradas. O Plot Twist é uma ferramenta narrativa que deve estar presente dentro de uma estrutura. Ele quebra as expectativas que os espectadores naturalmente criam ao longo da história, levando a narrativa para outro caminho e prendendo a atenção do público. E o que segura a sua história de pé não é o Plot Twist, mas sim a estrutura!

Algumas palavras sobre estrutura

Antes de mais nada, é importante dizer que não existe uma fórmula pronta para se escrever um filme. Não existe uma estrutura padrão que sempre dá certo. O que existe é uma verdadeira infinidade de opções e de possibilidades que os roteiristas devem lapidar de acordo com as necessidades da história que está sendo contada.

Desse modo, a estrutura que um determinado filme de sucesso usou, pode não ser a ideal para o seu projeto. É importante olhar para a estrutura, assim como para o Plot Twist, como uma ferramenta. Conhecer mais ferramentas vai te tornar um artesão melhor, pelo simples fato de que você terá um repertório maior de ferramentas para usar, combinar e modificar.

Algumas das estruturas mais conhecidas e utilizadas são:

  • Jornada do Herói: constituída por 12 etapas, muito usada em histórias épicas para narrar grandes jornadas;
  • 3 Atos: A simples e eficiente regra do: começo + meio + fim;
  • Paradigma de Syd Field: Uma adaptação da estrutura de 3 atos, identificadas pelo consultor de roteiro Syd Field ao analisar obras de longa metragem;

Plot Twist no paradigma de Syd Field

Plot Twist

Neste artigo não vou abordar a Jornada do Herói, pois isso será tema de uma artigo específico. Esse é um assunto bem interessante e que demanda tempo. Portanto, vamos direcionar nossa atenção para o paradigma de Syd Field.

A estrutura de roteiro elaborada por Syd Field separa a história em três atos. Os Plot Twists fazem a ponte entre um ato e outro, levando a história para um outro rumo. Dizemos que o que move uma história pra frente são os conflitos. Parte do trabalho do roteirista é usar uma estrutura para organizar a história de uma maneira que ocorra uma evolução no conflito e na tensão da narrativa, para culminar num ponto de virada.

A partir da virada, os personagens são obrigados a tomar atitudes que não tomariam normalmente, conferindo mais verossimilhança para sua história ao mesmo tempo em que aumenta o conflito. Essas viradas podem ser ações que outros personagens tomaram na história (Thanos conseguiu as 6 Jóias do Infinito), ou ações que vem do próprio ambiente (O inverno está chegando).

Se você não pensar na estrutura da história, não faz sentido trabalhar pontos de virada nela. Sem a estrutura bem definida, você corre o risco de colocar seus pontos de virada nos lugares errados e tirar totalmente o potencial da sua narrativa.

Como disse antes, o que move uma história pra frente são os conflitos. A evolução dos conflitos pode ser potencializada com o uso dos Plot Twist, de modo a criar o ambiente ideal para o final da história.

Detonante, crise e climax

Você já deve imaginar que o climax é o ponto alto da sua história. E para que ele seja realmente bom, tornando sua obra digna de ser lida ou assistida, é preciso ter uma boa crise. Quanto maior for a crise, maior também será o climax quando os personagens conseguirem resolver, ou não, essa crise.

Antes de realizar um Plot Twist na sua história, você precisa colocar um detonante da estrutura. O detonante é um evento que dá início a uma série de ações que irão culminar no ponto de virada. Isso ajuda a criar expectativa para a virada, aumentando a eficiência do seu Plot Twist.

Numa estrutura de 3 atos, você pode trabalhar com dois pontos de virada que separam o Ato 1 do Ato 2 e o Ato 2 do Ato 3. Antes desses pontos de virada estarão os seus detonantes. O último Plot Twist é aquele que vai agravar a conflito, criando uma crise, que dará suporte para seu climax ser incrível.

Resumindo

Não gaste suas ideias pensando em Plot Twists mirabolantes. Primeiro escolha uma estrutura e organize sua história em cima dela. Ao fazer isso, você vai ter mais segurança para definir como serão seus pontos de virada e a posição em que eles serão colocados na estrutura.

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