Projeto para TV: Produção de TV

Audiovisual > Projeto para TV: Produção de TV

Depois de um primeiro overview sobre como são feitos os projetos para televisão, nós aprendemos que criação e produção são duas etapas distintas do projeto audiovisual. Também falamos sobre as etapas que compõe a criação e a produção. Porém, não iremos nos aprofundar nas etapas de criação para TV nesta série de posts, pois o foco aqui é a elaboração do projeto de produção. Uma série específica sobre criação para TV está sendo escrita e em breve estará disponível.

Se você tiver dúvidas sobre os conteúdos postados aqui, deixe sua pergunta nos comentários. Se estiver gostando dos posts, curta e compartilhe com os amigos. 😉

Agora vamos ao que interessa!

Projeto para TV – Produção de TV.

Com o roteiro pronto, chegou a hora de tirar a ideia do papel. Literalmente. O primeiro passo é pegar o roteiro e fazer a decupagem dele. Mas o que raios é isso? A decupagem é uma tarefa da etapa de pré-produção, onde os produtores e diretores se reúnem para fazer uma análise do roteiro. O resultado dessa análise é uma lista de necessidades técnicas, humanas e operacionais, que irá ajudar a orçar o seu projeto.

Criação com o ‘pé no chão’ e a decupagem do roteiro.

Em outras palavras, a decupagem do roteiro é o momento em que a equipe irá ler o roteiro e verificar o que é preciso providenciar para que a gravação de determinada cena aconteça. Por exemplo, vamos imaginar que você está produzindo um filme de ação e que existe uma cena de perseguição entre polícia e bandido com tiroteio. Para gravar essa cena você vai precisar de:

  • 1 carro de polícia;
  • 1 carro comum;
  • 1 uniforme de policial;
  • 2 armas;
  • tiros cenográficos;
  • uma locação que permita gravar a cena;
  • transporte da equipe até o local;
  • lista de equipamentos técnicos elaborada pelo diretor junto com o diretor de fotografia;
  • E por aí vai…
Piratas do Caribe -No Fim do Mundo é, até o momento, o filme mais caro já feito. A produção superou a marca de US$ 320 milhões.

É importante perceber que a decupagem do roteiro vai nos fornecer o custo do nosso projeto. Se o roteiro possuir muita ‘pirofagia’, a produção vai sair mais cara. Se o diretor resolver gravar parte dessa cena a partir de um helicóptero, isso também irá deixar o projeto mais caro.

Tenha em mente que decisões criativas possuem um custo que pode se tornar muito alto. Por isso é importante fazer essas escolhas com sabedoria, tanto na criação do roteiro, quanto na decupagem. Existe um projeto adequado para cada tipo de bolso. Certifique-se de que o seu projeto será adequado para o tamanho do bolso dos seus patrocinadores, ou da emissora em que você trabalha.

Pré-produção: Levantamento das necessidades de produção.

Bastidores da gravação da série Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura

Aqui é onde iremos entrar mais a fundo na etapa de pré-produção. Ao final da decupagem do roteiro, você terá em mãos algumas listas de coisas que são necessárias providenciar para que as gravações possam ocorrer da maneira como o diretor pensou e o roteirista escreveu. São listas de equipamentos técnicos, itens de cenografia, figurino, locações, itens de cena, atores e etc.

Organizando o plano de gravação.

É preciso organizar tudo isso de modo que você saiba quando exatamente irá usar cada um desses itens. Portanto, esse é o momento de planejar como o seu projeto será gravado. Quantas diárias em locações são necessárias? E quantas diárias em estúdio? Produtores experientes conseguem ser bastante assertivos nessas estimativas de diárias ao elaborar seus planos de gravação.

Portanto, até aqui já temos as seguintes informações para relacionar no nosso projeto:

  • Lista de necessidades técnicas: câmeras, lentes, gruas, steadycam, etc;
  • Lista de necessidades cenográficas e de arte: tudo o que irá ajudar a compor as cenas;
  • Relação de personagens e atores;
  • Lista de locações;
  • Plano de gravação: organizando o cronograma de gravação para otimizar recursos técnicos e operacionais.

Esse trabalho todo é necessário para que se conheça o custo do projeto, afinal de contas todos esses recursos irão compor o seu orçamento. Por isso, otimizar o uso desses itens é muito importante para ajudar a viabilizar o projeto. Além de economizar dinheiro, esse orçamento detalhado pode transmitir mais confiança ao seu patrocinador/investidor, ajudando também na venda do projeto.

A organização do cronograma de gravação deve ser feita tentando otimizar o uso das locações e dos recursos técnicos. Vamos supor que há duas cenas de perseguição no seu filme. Uma logo no começo da história e outra mais próxima do final. As locações e recursos que você precisará providenciar para essas duas cenas são bastante semelhantes. Por isso, não faz sentido gravar o filme na ordem em que as cenas estão organizadas no roteiro. Para aproveitar os recursos, capta-se o filme fora de ordem e na edição o diretor monta o produto final.

No link a seguir você poderá encontrar um modelo de cronograma para se basear.

Pré-produção: Levantamento da equipe.

A escolha da equipe é um item muito importante e que pode conferir maior qualidade ao seu projeto. Com base no plano de gravação e na lista de necessidades técnicas, você poderá estimar quantos profissionais, e de quais tipos, serão necessários para gravar o seu programa. Algumas funções técnicas são muito importantes para o acabamento audiovisual da obra. Diretor de fotografia, diretor de imagem, som direto, operador de câmera, iluminador, figurinistas e maquiadores são alguns exemplos.

Você pode encontrar profissionais  dos mais diversos valores no mercado. Como eu já disse anteriormente, existe um projeto audiovisual para cada tipo de bolso. No caso do seu bolso ser grande, você poderá optar por uma equipe técnica de melhor qualidade e mais renome.

Essa lista de pessoas é uma parte muito importante do projeto, pois são eles que irão dar forma ao seu programa. Ao definir a equipe, tenha em mente que essas pessoas irão trabalhar todas juntas numa mesma etapa e sob a pressão e o estresse da rotina de gravação. Portanto é importante que a equipe tenha sinergia e saiba trabalhar junto. Profissionais caros nem sempre são os profissionais certos.

No momento de elaboração do seu projeto, você não precisa saber exatamente quais são os profissionais que irão trabalhar nas gravações. Basta que você tenha uma boa ideia de quanto custa cada diária desses profissionais para organizar o orçamento.

Passagens, traslados, alimentação, hospedagem, contratação de equipe e locação de equipamentos.

Para terminar o orçamento da etapa de produção, é preciso realizar uma estimativa dos custos administrativos. Passagens aéreas para atores e equipes, locação de equipamentos específicos para algumas cenas, alimentação, transporte e hospedagem para os dias de gravação. Também há o custo da elaboração de contratos com todos os envolvidos na produção. Essas questões são bastante específicas e irão variar de acordo com a característica de cada projeto.

No próximo post da série, você vai aprender a usar a planilha de orçamento do projeto. Em seguida, irei abordar a questão do modelo de negócios e disponibilizarei um modelo de projeto para download.

Guia do Produtor Executivo

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre produção audiovisual, elaboramos um material imperdível. É o Guia do Produtor Executivo. 

Serão quatro eBooks ao todo, reunindo as principais informações para que você possa desenvolver melhor seus projetos. O primeiro volume faz uma grande introdução à produção audiovisual.

O eBook já está disponível no site da Amazon, por um preço bem acessível. Adquira já o seu e leia em qualquer dispositivo.

Leia também

Leia também

spot_img