Projeto para TV: Criação para TV.

Projeto para TV: Criação para TV.

No primeiro post dessa série nós demos uma introdução geral, abordando diversos aspectos sobre como escrever projeto para TV. A partir deste artigo começaremos a nos aprofundar em alguns temas, falando inicialmente sobre a criação para TV. Em seguida, vamos abordar as etapas da criação e da produção de um produto audiovisual e como isso deve ser organizado dentro do seu projeto. O índice de artigos está disponível para você no final deste texto.

Projeto para TV – A Criação para TV.

Todo projeto é feito de processos. Ao final de cada processo, um determinado resultado é atingido e isso permite que o projeto caminhe para frente, se desenvolvendo. Com projetos para televisão não é diferente. Para saber como criar um projeto, é preciso conhecer razoavelmente bem os diversos processos que fazem parte do “fazer televisão”.

Construir um produto audiovisual é um trabalho que exige uma equipe multidisciplinar.  São várias as especialidades que os produtores executivos precisam reunir em suas equipes para que a novela, a série ou o programa de TV seja produzido. A lista de profissionais envolvidos nisso é imensa: produtores, maquiadores, operadores de câmera, editores, diretores, figurinistas, produtores de arte, produtores de locação, cenógrafos, diretores de fotografia, diretores de imagem, sonoplastas, coordenadores de produção, roteiristas, e por aí vai.

Leitura de roteiro no set de gravações da série Breaking Bad.

É importante lembrar que nenhum desses profissionais terá trabalho, se não houver um projeto criado e roteirizado. Nesse ponto, vale ressaltar que criação e produção são coisas bem diferentes e constituem etapas distintas dentro do projeto. Sem roteiro, não haverá o que projetar e produzir. Portanto, a criação de um conceito de programa, e sua posterior estruturação e roteirização, é uma parte muito importante nesse processo e precisa estar prevista no seu projeto.

Outra opção é comprar um projeto audiovisual pronto, que já foi criado e desenvolvido por outra empresa ou roteirista. Isso é o mais indicado para os produtores que desejam focar sua atividade no ‘fazer TV’. Aqueles que desejam criar coisas novas e produzi-las em seguida, precisarão organizar um projeto de criação, antes de fazer o projeto de produção. Vamos detalhar esse assunto.

Projeto de Criação.

O roteiro e seus tratamentos.

Basicamente, as etapas envolvidas na concepção de um produto audiovisual são:

  • Brainstorming: É onde a criação acontece. Aqui são definidos tópicos como, o gênero do projeto, o tema, estratégia de abordagens do tema, quantidade de capítulos, personagens, linhas narrativas, mídia em que será exibida e o formato do produto final.
  • Pesquisa: Levantamento das informações que irão ajudar a dar base ao projeto, tornando o programa verossímil e atraente para o espectador. A etapa de pesquisa anda junto com a etapa de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: Hora de estruturar o programa, montar a primeira versão dos roteiros e colocar à prova as ideias que surgiram durante o Brainstorming. É comum os roteiristas perceberem durante o desenvolvimento que algumas ideias não irão funcionar como havia sido previsto. A criatividade volta à tona para resolver esses problemas durante toda essa etapa. Debates e mais debates são feitos até definir os caminhos que o programa, filme ou série irá seguir. Essa é uma etapa relativamente longa e bastante trabalhosa para a equipe de roteiro.
  • Tratamentos: A primeira versão do roteiro nunca vai ser a versão final. Depois que ela está pronta, é preciso revisar tudo novamente para dar o acabamento na obra. Os roteiros devem passar por diversos tratamentos até serem finalizados. São leituras, releituras e muita reescrita. O final dessa etapa irá culminar na entrega dos roteiros finais.

É muito difícil falar sobre quanto tempo dura cada etapa dessa, pois isso depende muito de cada projeto. Por exemplo, um filme de época demanda uma pesquisa muito maior do que um outro que se passa nos dias atuais. Afinal, para a história ser verossímil no vídeo é preciso saber em detalhes como era a sociedade na época em que a história acontece. Dimensionar esses prazos é algo que deve ser feito de acordo com a proposta do projeto que está sendo desenvolvido.

A equipe de criação.

O trabalho na sala de roteiristas.

Um dos modelos de criação para TV que mais faz sucesso nos dias de hoje é o da ‘sala de roteiristas’. Esse modelo é amplamente utilizado no mercado americano e resultou em séries e filmes de sucesso no mundo todo. O líder do projeto, chamado de showrunner, é uma figura que entende muito de roteiro e tem bons conhecimentos de direção e produção também. Portanto é ele quem irá guiar a criação do programa.

Esse profissional terá ao seu lado uma equipe de roteiristas e pesquisadores para realizar o desenvolvimento da obra. Aqui no Brasil, o termo showrunner não é muito utilizado, mas o modelo pode ser replicado com a presença de um roteirista-chefe, ou um autor-roteirista, na equipe.

Projeto de Produção.

Projeto durante a etapa de produção.

A produção se divide em três etapas principais.

  • Pré-produção: É onde todos os preparativos são feitos. Monta-se a equipe que irá trabalhar na produção, realiza-se os contratos todos, providencia-se passagens e hospedagens se for o caso, organiza-se as locações  e os dias de gravação. Além disso, na pré-produção é onde será planejada a ordem de gravação do projeto, otimizando o uso das equipes, dos insumos e das locações.
  • Produção: É a etapa mais delicada de todo o projeto. Nesse momento, dezenas de pessoas estarão trabalhando ao mesmo tempo. É nessa etapa que ocorrem as gravações e a organização do material para edição.
  • Pós-produção: Essa etapa inclui a “desprodução” das gravações, com encerramento de contratos, prestações de contas e quitações de valores pendentes. Além disso, é aqui onde irá ocorrer a edição de todo o material que foi gravado. No final dessa etapa o produto audiovisual estará pronto para ser distribuído e exibido no mercado.

A mídia e o formato da obra influenciam no modelo de produção.

Na produção de cinema, as etapas do Projeto de Produção acontecem em momentos distintos. Primeiro organiza-se todos os preparativos, em seguida a obra é gravada e finalmente ela é editada. Em alguns projetos de TV, essas etapas podem andar juntas. O melhor exemplo para ilustrar isso é o das novelas brasileiras.

Quando uma novela começa a ser exibida na televisão, ela nem terminou de ser escrita ainda. Está bem longe disso, inclusive. Ou seja, após o início da exibição temos capítulos que já foram finalizados enquanto outros ainda nem foram criados. Portanto, a criação, pré-produção, produção e pós-produção acontecem simultaneamente. Em alguns projetos de série isso também pode acontecer. A figura abaixo traz alguns exemplos de cronogramas de produção de tv.

Exemplos de cronogramas de produção

Mas como tudo isso estará presente no meu projeto? No último post da série, você poderá conferir um modelo de projeto para se basear. Nos próximos posts, irei abordar detalhes da produção e da elaboração do modelo de negócios do seu projeto. Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários abaixo.

1. Introdução

3. Produção

4. Orçamento

5. Modelo

Roteirista e Produtor Executivo de TV, atua há 10 anos no mercado audiovisual com passagens por produtoras independentes, emissoras de TV aberta e fechada. Montou a Origina em 2015 para se tornar produtor independente, com foco em agenciamento de roteiristas, criação de conteúdo e planejamento. É diretor de Comunicação da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas e sócio-fundador da GEDAR -Gestão de Direitos de Autores Roteiristas. Meu perfil profissional está disponível no Linkedin

2 Comentários

  1. David Huxiley 2 meses atrás

    Olá.

    Estou muito impressionado com a quantidade de informações úteis e de alto valor no seu Blog.
    Estou, também, fechando um projeto para um programa de WEB-TV, seriado, nos gêneros de Entretenimento, Jornalismo e Entrevista.
    Porém, não consigo encontrar seu modelo de cronograma de produção aqui no Blog, pretendo elaborar um nos moldes do DOCTV, mas se tiveres algo mais direcionado à TV me ajudaria muito.

    Best Regards,
    David Huxiley

    • Autor
      Matheus Colen 2 meses atrás

      Olá David.

      Obrigado pelo comentário!
      Eu não tenho um modelo pra compartilhar contigo assim rapidamente, mas posso preparar algo e publicar aqui no blog em breve.
      Na verdade, os modelos de arquivos que existem nessa série de posts Projeto para TV precisam realmente de uma atualização.

      Peço um pouco de paciência, pois estou sem muito tempo pra produzir esse material. De qualquer modo, acho que você pode encontrar referências legais disso em sites que falam sobre gerenciamento de projetos. Certamente existem materiais bons por aí nessa área.

      Abs!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

três × 1 =