Geração Z: Estudo sobre comportamento

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Algumas pesquisas procuram organizar as pessoas em grupos distintos com base no critério de faixa etária para identificar padrões de consumo e de comportamento, o que ajuda muito na elaboração de campanhas e no direcionamento de anúncios. O termo Geração Z faz referência às pessoas que nasceram entre os anos 90 e o final da primeira década dos anos 2000.

Esta não é a única maneira de desenvolver pesquisas de comportamento. Há algum tempo, o YouTube promoveu uma pesquisa para identificar o comportamento das pessoas que estão conectadas a maior parte do tempo. Apesar de terem definido esse agrupamento de indivíduos com base em seu padrão de consumo e produção de conteúdo e não apenas na idade que possuem, o estudo nomeou esse grupo como Geração C.

Como se comporta a Geração Z?

A Cognizant, uma empresa de consultoria empresarial que atua com foco na digitalização de processos produtivos dos mais variados tipos de empresas, realizou uma pesquisa para identificar alguns hábitos de comportamento da Geração Z.

Estudos anteriores já apontavam para o fato dessa geração consumir um volume muito grande de conteúdo, sem se aprofundar em tópicos específicos. São pessoas que entrarão no mercado de trabalho como profissionais generalistas. Eles têm um foco muito grande em resultado e não aceitam condições ruins de trabalho, pois não possuem o desejo de acumular dinheiro do mesmo modo que as gerações anteriores. Exigem também maior flexibilidade de horários e de condições de trabalho, preferindo trabalhar de suas casas.

De acordo com a pesquisa da consultoria Cognizant, as gerações se diferenciam claramente quando o assunto é a privacidade dos dados pessoas no ambiente da internet. As gerações mais velhas possuem uma preocupação maior com o tema. 45% das pessoas agrupadas como Geração Y e 46% da Geração X, dizem ter alguma preocupação sobre como seus dados serão utilizados. Já na Geração Z esse percentual cai para 37%, e outros 32% afirmam não se preocuparem com o assunto.

“A boa notícia para provedores de serviço e conteúdo é que um terço da geração Z e dos millennials aceitam que empresas coletem seus dados para ter acesso a promoções personalizadas”, afirma Azevedo Filho, presidente da Cognizant no Brasil. Ele ainda acrescenta, “Os celulares são o meio preferido para ver vídeos em redes sociais, a TV continua sendo a queridinha dos filmes, e os computadores são mais usados para ver vídeos no YouTube.”

Segundo Azevedo, esse dado aponta para uma maior personalização dos serviços de streaming de conteúdo no futuro próximo. Outra tendência da Geração Z passa pela vontade de se utilizar realidade virtual para entretenimento. Na opinião do CEO da consultoria, isso pode significar que os indivíduos dessa geração desejam ter maior participação no conteúdo daquilo que estão consumindo.

Concluindo, os Insights listados pela pesquisa são:

  • A geração Z quer tecnologias que funcionem;
  • Usuários podem controlar seu conteúdo;
  • Foco na personalização.

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