Meu primeiro NFT: minted on Solana

Blog do Matheus Colen > Meu primeiro NFT: minted on Solana

Desde que comecei a estudar mais o tema NFT, descobri o quão nova e interessante é essa tecnologia. No ano passado ela surgiu para o mundo e gerou um hype infinito. Agora todo mundo quer ter uma coleção de NFTs para ficar rico, já que investidores de todos os cantos do mundo podem comprar com facilidade os itens listados nos diversos marketplaces.

Quer ficar rico com NFT?

Se você respondeu sim a essa pergunta, eu diria que você está no caminho errado. Essa mentalidade vai fazer com que você crie qualquer peça de arte, de qualquer jeito, ou pegue aquelas peças sem acabamento, e coloque rapidamente nos marketplaces esperando que uma manada de sardinhas compre os seus NFTs.

Essa é a mentalidade do hype. Geralmente as pessoas que seguem esse padrão são as que mais perdem dinheiro no mercado, comprando projetos que não possuem futuro algum. Se de um lado há pessoas que compram as coisas sem saber o quanto elas valem, do outro há os vendedores oferecendo coisas sem valor.

Antes de listar um NFT, pergunte a si mesmo se você compraria o que está colocando à venda. Assim como você não gosta de perder dinheiro, investidores e colecionadores também não gostam. Para chamar a atenção, é preciso atrair o olhar do público com uma proposta de valor interessante.

Muitas vezes, essa proposta de valor pode ser participar da carreira de um artista, ajudando a fomentá-la e colecionando as obras por ele produzida enquanto elas ainda estão sub-precificadas no mercado. Desse modo, você se posiciona no mercado com uma sua coleção e NFTs e quando a nova onda de alta ou o novo hype aparecer, você certamente vai colher seus lucros com a valorização das obras.

Minha primeira coleção de NFTs

Ontem eu fiz o mint da minha primeira coleção de NFTs, ou pelo menos comecei. Quem me conhece mais de perto e já viajou comigo, sabe o quanto eu gosto de fotografia. Levo minha câmera comigo em todas as viagens e sempre faço centenas de fotos, geralmente atrasando todo o rolê.

Tenho um vasto arquivo que venho construindo desde 2012. Essas imagens possuem diversos temas: paisagens, texturas, cenários urbanos. A minha primeira coleção de NFT é focada nas imagens de paisagens e as primeiras 5 fotos são da última viagem que eu fiz para o Ceará. A cada mês irei publicar mais cinco fotos, terminando a coleção quando ela atingir 60 imagens.

Você pode encontrar a coleção Landscapes nesta página do Solsea, um marketplace da blockchain Solana.

Não pretendo ficar rico fazendo isso, nem me tornar um novo Sebastião Salgado (quem me dera!). Mas publicar minhas imagens em NFT é o caminho que faz mais sentido pra mim. Todas as minhas experiências anteriores com venda dessas imagens foram frustrantes, pois na maioria das vezes sites como o UrbanArts, para citar apenas um exemplo, tratam sua obra como commodity e ainda se apropriam dos direitos patrimoniais dela.

Qualquer dia posso fazer um post somente sobre isso, explicando mais detalhadamente meu ponto de vista sobre esse assunto. Em poucas palavras, o ponto é que usando os NFT eu continuo dono das imagens e recebo cerca de 97% de comissão na venda, descontando apenas a taxa do marketplace. Sem falar nas comissões sobre as vendas secundárias.

Qual mercado tradicional de banco de imagens consegue competir com isso?

Leia também

Leia também

spot_img