Orçamento projeto audiovisual: como montar

Blog do Matheus Colen > Projeto Audiovisual > Orçamento projeto audiovisual: como montar

Anteriormente na nossa série de posts sobre projeto audiovisual, nós passamos rapidamente pelo tópico Orçamento. Lá eu apresentei uma planilha de orçamento no modelo da Instrução Normativa Nº 125 da ANCINE e expliquei rapidamente como utilizar a planilha. Como o assunto é extenso, nós vamos nos aprofundar mais neste post.

Orçamento projeto audiovisual

O orçamento de uma obra audiovisual é uma relação de todos os insumos, equipamentos e serviços que você irá utilizar durante a execução do seu projeto. Portanto, tudo o que está envolvido na produção, necessariamente precisa estar no orçamento. É extremamente recomendado gastar algum tempo na elaboração do orçamento, para que surpresas não ocorram durante a produção.

De um modo geral, um projeto audiovisual passa por quatro etapas de produção. Cada uma delas tem suas particularidades e geram necessidades distintas no orçamento.

Desenvolvimento

Esta etapa é dedicada à criação e ao desenvolvimento do projeto. Serão feitos os roteiros, sinopses, storyboards iniciais, descritivos de personagens, de ambientes e do universo onde a história ocorre. Um dos gastos mais comuns nessa etapa é com roteiro, pesquisa e produção executiva.

Ao final do desenvolvimento teremos todo o material necessário para orçar e planejar a execução do projeto. O produtor executivo vai realizar um planejamento inicial, que será aperfeiçoado durante a etapa de pré-produção.

Pré-Produção

A pré produção dá sequência ao planejamento, detalhando melhor as necessidades técnicas e cronograma de gravações. Os roteiros são decupados pelo assistente de direção e pelo produtor executivo, que irão organizar todas as necessidades de produção para as gravações.

Além disso, na pré-produção também ocorre o aprofundamento da pesquisa com visitas à locações, realização de casting com atores e personagens que irão aparecer na obra. Construção de cenários, definição de figurinos, paleta de cores, direção de arte, preparação de atores e por aí vai.

Produção

A produção é a etapa onde o projeto começa a sair do papel. Os produtores organizam o set, os técnicos preparam os equipamentos, os atores começam seus ensaios e estudos. Tudo para fazer bonito durante as gravações. Um dos maiores gastos nessa etapa é com equipamentos e com a equipe técnica, que pode chegar a dezenas de pessoas.

Pós-Produção

A etapa de pós-produção está muito relacionada à edição e finalização da obra. O material captado é organizado numa linha do tempo e o montador e o diretor/roteirista vão dando ritmo para o conteúdo, cortando trechos, mudando as coisas de lugar. Finalização de vídeo, com correção de cor, e a mixagem de áudio completam a obra.

Apesar de estar ligada ao trabalho de edição, a etapa de pós-produção também tem seu lado burocrático. Alguns produtores chamam essa fase de “desprodução”, quando os produtores do projeto vão organizar toda a documentação produzida durante a execução da obra, pagar os fornecedores, devolver materiais e fechar as contas do projeto. Se for um projeto incentivado, é preciso ainda fazer a prestação de contas final.

Decupagem de roteiro

A elaboração do orçamento passa também por um planejamento anterior, que é feito durante a decupagem do roteiro. Decupagem é o ato de enumerar todos os recursos que são necessários para se montar a obra audiovisual, cena a cena. Atores, figurino, objetos que serão usados na cena, locação, cenografia e etc.

Além disso, o Diretor e o Diretor de Fotografia irão fazer uma decupagem de fotografia, imaginando quais planos de câmera irão realizar em cada cena e quais são as lentes e as ferramentas mais adequadas para cada uma delas. Com a decupagem em mãos, o produtor executivo vai poder traduzir todas as necessidades da obra em um orçamento.

Desenho de Produção e o orçamento do projeto.

Não basta apenas uma relação de itens para se montar um orçamento. É preciso também saber qual será o desenho de produção adotado. Aqui não existe uma regra ou fórmula mágica. Cada projeto tem sua própria necessidade de produção. Um documentário baseado em imagens de arquivo vai ter muito mais investimento e tempo direcionado à pesquisa, do que uma esquete de humor, por exemplo. Isso tudo impacta no desenho de produção.

Saber como o projeto será produzido é uma tarefa do produtor executivo. E a escolha dele por uma determinada estratégia de produção vai ser traduzida também num cronograma. Orçamento e Cronograma são duas coisas que andam juntas, pois as alterações de uma impactam diretamente na outra. Se você planejou 4 meses de gravação, mas só tem dinheiro para 2, é preciso rever seu cronograma.

Cada produtor executivo monta o orçamento e cronograma levando em conta as características da empresa onde trabalha. Por isso, um mesmo projeto pode ter orçamentos e cronogramas diferentes dependendo da produtora que irá produzi-lo.

Co-produções

É comum também alguns projetos serem organizados por mais de uma empresa produtora. Isso se chama co-produção. Nesse caso, é feito um contrato de co-produção especificando quais são as responsabilidades de cada uma das partes dentro do projeto.

Uma das maneiras de organizar uma co-produção é definindo quais itens ou etapas do orçamento serão executadas por cada uma das empresas co-produtoras. Numa co-produção, os produtores executivos de todas as empresas envolvidas irão opinar na elaboração do orçamento do projeto.

Elaborando o orçamento

Portanto, para montar seu orçamento você precisa primeiro ter em mãos o roteiro. Em seguida, você irá decupar esse roteiro para fazer o levantamento de todas as necessidades de produção. Com isso feito, o produtor executivo define uma estratégia de produção e elabora o orçamento e o cronograma do projeto.

Como todo trabalho de planejamento, você vai percebendo os problemas e os desafios na medida em que avança na organização do orçamento e do cronograma. O orçamento bem estruturado, assim como o cronograma bem organizado, ajudam a previnir problemas durante a produção e otimizam o tempo da equipe.

Consultorias

Já conhece nossas consultorias para desenvolvimento de projetos? Atendemos influenciadores, produtoras e players do mercado audiovisual.

 

Guia do Produtor Executivo

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre produção audiovisual, elaboramos um material imperdível. É o Guia do Produtor Executivo

Serão quatro eBooks ao todo, reunindo as principais informações para que você possa desenvolver melhor seus projetos.

O primeiro volume faz uma grande introdução à produção audiovisual. Já no segundo volume, há um aprofundamento em temas complexos como Desenho de Produção, Orçamento, Cronograma e Financiamento.

Leia também

Leia também

spot_img