NETLABTV: Seminário Não-Ficção – Resumo

Audiovisual > NETLABTV: Seminário Não-Ficção – Resumo

O texto abaixo é um resumo do seminário sobre o Desenvolvimento de Não-Ficção para TV paga, promovido pelo NETLABTV. Além do resumo, linkei os perfis do LinkedIn dos executivos presentes no evento.

Seminário: Não-ficção

A mesa Desenvolvimento Não-Ficção teve como mediador o conselheiro da ABPITV, Fernando Dias. Os participantes dessa mesa foram:

Krishna Mahom – canais: A&E, History Channel, Biographic Channel
Gabriela Varallo e Carolina Telles – Discovery
Elisa Chalfon – FOX
Roberto Martha – Viacom

A mesa começou com cada um dos integrantes falando sobre as empresas que representam, os perfis dos canais e tipos de conteúdo que procuram. Nada muito profundo, foi algo bastante breve. O destaque ficou para uma reclamação comum a todos eles. A falta de conhecimento dos roteiristas sobre a emissora que abordam.

Executivos de TV possuem a visão da TV como negócio. Faz parte do trabalho deles procurar por conteúdos que sejam compatíveis com a grade da emissora e que contribuam para o fortalecimento da marca. Marcas fortes, possuem mais distribuição, maior penetração na audiência e isso gera mais receita pra emissora.

Muitos roteiristas iniciantes possuem envolvimento emocional com a obra que escreveram. Por isso acreditam que seu projeto pode “agregar valor” (com o perdão do meme!) a qualquer canal. Bem, não é assim que a coisa funciona e eles fizeram questão de deixar isso claro.

Krishna Mahon mostrou quais tópicos precisam ser abordados ao apresentar um projeto.

  • Descritivo da ideia
  • Sinopse do programa
  • Cronograma de produção
  • Orçamento
  • Apresentação da Produtora
  • Apresentação da equipe principal
  • Teaser

E tudo isso precisa estar escrito de uma maneira concisa e assertiva. Em seguida, Fernando Dias abriu muito bem a sessão de perguntas.

Qual é o formato do conteúdo que vocês procuram? E quais canais mais precisam de conteúdo novo?

Viacom

Nickelodeon – Ficção, bloco de 1 hora, muitos capítulos. Pode ser uma macro-série ou uma novela. Projetos de 75 capítulos com potencial pra 120.

Nick Junior – Séries de Ficção, mais do que 26 episódios de 11 minutos. Preferem programas de variedades para crianças, com teor educativo. Não procuram séries de animação.

Commedy Central – Shows, séries, sitcom em episódios para bloco de 30 minutos.

VH1 – Séries de 13 episódios, bloco de 30 minutos.

MTV – Ficção, séries de 13 episódios, bloco de 30 minutos.

A&E Ole Networks

History – Documentários inovadores. Preferem séries maiores do que 10 episódios, incluindo o usual formato de 13 episódios em bloco de 30 minutos ou 1 hora. Documentários de 1 episódio precisam ser algo muito especial.

A&E – Realities divertidos, com personagens marcantes.

Bio – Conteúdo relacionado aos crimes e ao paranormal.

Discovery Communications

São muitos canais. Falaram, de um modo geral, que buscam por conteúdo factual, estilo doc-reality. TLC é um canal que permite projetos mais ousados. Trabalham com formato de séries de 8 a 16 episódios em bloco de 30 minutos.

FOX

NatGeo prefere séries de 8 a 13 episódios de 1 hora, mas também recebem projetos de 30 minutos. Para o Fox Life, séries de 10 a 13 episódios em bloco de 30 minutos ou 1 hora.

Várias outras perguntas surgiram, mas resolvi destacar aqui a seguinte pra fechar esse post.

Criador deve apresentar sozinho ou com produtora?

Não há muitos casos no mercado de criadores que fecharam negócio direto com as emissoras. Vir acompanhado de uma produtora ainda é a melhor maneira de apresentar projetos para as emissoras.

Leia também

Leia também

spot_img