VDS 23: Fundos Imobiliários

0

Normalmente os vídeos que eu trago aqui na nossa série VDS, são sempre de temas relacionados à cultura, ciências, games e audiovisual. Neste ano vou começar a publicar alguns vídeos relacionados a investimentos também. O vídeo de hoje vem do canal da InfoMoney e é um episódio de um programa dedicado a uma classe de ativos que tem caído no gosto do pequeno investidor: Fundos Imobiliários

O que são fundos imobiliários?

Os fundos de investimento imobiliário são fundos criados com o objetivo de investir seu patrimônio no mercado de imóveis e suas cotas são negociadas na bolsa de valores. Ou seja, o administrador do fundo faz uma primeira emissão para arrecadar dinheiro de investidores para que possa usar esses recursos mais tarde investindo em imóveis e outros ativos derivados do mercado imobiliário.

Existem vários tipos de FII’s. Os mais conhecidos são os fundos de tijolo, que investem em ativos reais como prédios e galpões logísticos, e os fundos de papel, onde os recursos são aplicados em ativos de renda fixa, em letras de crédito, dentre outros.

A lógica desses fundos é bem simples. O fundo compra imóveis, para depois vender ou alugar, gerando uma renda mensal que é distribuída aos cotistas. Essa distribuição é isenta de imposto de renda para a pessoa física.

Isso faz dos FIIs uma ótima opção pra quem quer fazer o dinheiro render mais do que a poupança e a inflação. Eles também são bons para quem ainda não tem dinheiro o suficiente para comprar imóveis e poder viver da renda gerada com os aluguéis, já que os fundos distribuem dividendos mensalmente.

Neste vídeo, Arthur Moraes, professor da InfoMoney, fala sobre o ótimo desempenho dos FIIs em 2019 e faz suas projeções para 2020. Pra quem busca alternativas de investimento, este é um canal muito bom para acompanhar com maior frequência.