Festival SBT 30 anos

Festival SBT 30 anos

30 anos de história em uma série de 14 episódios de 50 minutos

No ano de 2011 o SBT completou 30 anos de história. Para comemorar essa marca a emissora veiculou um programa especial durante quase quatro meses. O Festival SBT 30 Anos ia ao ar nas noites de sábado e tinha por objetivo revisitar o arquivo da emissora. O projeto teve direção de Ariel Jacobowitz e foi produzido por uma equipe inesquecível, que não se deixou intimidar pelo volume de decupagem que precisava ser feito. Neste projeto atuei num primeiro momento como roteirista, coordenador de pesquisa e de pós-produção. Esse acúmulo de função inicial foi corrigido mais tarde com a contratação de um novo coordenador de pós. A partir da quarta edição fiquei com roteiro e com a coordenação da pesquisa.

Roteiro para o Festival SBT 30 Anos.

O objetivo principal do programa era reviver os melhores momentos de todos os 30 anos da emissora. Os conteúdos de todos os programas foram organizados pelo Ariel, que passava um briefing do que precisávamos abordar em cada edição. Na reunião com os roteiristas eram decididos quais VTs seriam produzidos pra contar aquela parte da história da emissora (algumas dessas reuniões rendiam muitas risadas!!).

O programa começava com um VT de escalada. O roteiro precisava ser objetivo o suficiente para apresentar o tema da semana e também instigar o espectador a ficar conosco até o final do programa. Dentre  os roteiros que eu escrevi para a escalada, resolvi separar a da terceira edição do Festival. Foi um programa especial sobre o Bozo, que fez parte da minha infância. Fiquei muito feliz por ter ficado com esse roteiro. Confira abaixo o resultado final.

O vídeo que você vai conferir abaixo é um exemplo de roteiro que conta uma história valorizando mais as imagens e as sonoras, do que os textos de locução em OFF. Em alguns casos, o material encontrado no arquivo era muito valioso e falava por si só. Precisávamos escrever apenas para conduzir o ritmo e fazer as amarrações. Em outros casos, era preciso explicar contextos, resumir fatos, e criar um roteiro que fizesse essas amarrações todas de um modo interessante.

Os nossos telespectadores queriam se divertir e relembrar os programas de TV que marcaram suas vidas de alguma forma. Esse tipo de programa baseado no arquivo da emissora é bastante apoiado na decupagem do conteúdo, pois precisa fazer a amarração entre os trechos e ainda assim dar uma unidade para o tema que está sendo abordado. Bom, chega de papo. Divirtam-se com o Sérgio Mallandro.

No YouTube é possível encontrar alguns episódios completos do Festival SBT 30 Anos, que foram publicados em canais de fãs. Relacionei alguns deles abaixo para você curtir. Divirta-se! =)

Festival SBT 30 Anos
7 de dezembro de 2016