Mídias Digitais Programa Raul Gil

Mídias Digitais Programa Raul Gil
Jovens Talentos 2010

Transmídia: Usando as mídias digitais a favor de um programa de TV.

No ano de 2010, o Programa Raul Gil enfrentava um grande desafio. Recuperar os índices de audiência, especialmente na faixa de público mais jovem. Para isso foi criada uma estratégia baseada nas mídias digitais e que tinha forte relação com o conteúdo da televisão.

Reformulação do site

O site do programa possuía um layout antiquado, típico da internet estática dos anos 90. Portanto, a primeira atitude com relação às mídias digitais foi a modernização da página do programa. Era preciso deixá-lo dinâmico, abrindo mais espaço na internet para o conteúdo que já produzíamos até então. Por ser um programa semanal com mais de 3 horas de duração, tínhamos de 3 a 5 matérias novas toda semana. Sem falar nas dezenas de fotos e vídeos gerados a cada programa.

Isso representa uma quantidade considerável de conteúdo que se perdia facilmente no site antigo. Para resolver esse problema, estruturei o novo site como um portal de notícias apostando num design leve e limpo. O desenvolvimento ficou por conta da SpicyWeb. Foi implantado um sistema de TAGs e categorias para organizar as notícias. Galerias de fotos, vídeos e links para as redes sociais também faziam parte do novo site. Todas as matérias indicavam conteúdos relacionados de foto, vídeo e texto. A produção ganhou um blog próprio, além de perfil no Twiter, no Formspring (aquela rede social de perguntas e respostas), página no Facebook e comunidade no Orkut. Assim foi a entrada do Programa Raul Gil nas mídias digitais.

Estratégia de comunicação transmídia

A comunicação do programa possuía uma abordagem específica para cada uma das mídias digitais. No site, as matérias possuíam textos bastante claros, porém de aspecto mais formal e jornalístico. No blog, as postagens eram mais descontraídas e faziam referência para os outros conteúdos do site, estimulando o usuário a explorar nossas galerias de fotos, vídeos e notícias. O nosso Twitter funcionava como uma espécie de messenger público e possuía uma estratégia bastante específica voltada para ampliação do número de seguidores, além de manter relacionamento com o público.

No Orkut, rede social que era muito popular na época, o Programa Raul Gil tinha diversas comunidades criadas por fãs. Criamos uma comunidade oficial e nos aliamos aos fãs, divulgando o conteúdo produzido por eles e reconhecendo o trabalho e o carinho dos que se destacavam nas comunidades com matérias no site oficial do programa.

Desse modo, conseguimos milhares de membros na nossa comunidade e cerca de 15 mil seguidores no Twitter em 2 meses. Quando iniciamos com as promoções no Twitter, pulamos para 25 mil. A cada edição do programa, ganhávamos 2 mil seguidores no Twitter somente com o movimento que criávamos na rede. Ficamos nos Trending Topics por diversas vezes em 2010.  Essa estratégia foi abandonada em Junho de 2010, quando o programa mudou de emissora. Nessa época possuíamos cerca de 40 mil seguidores. Dois anos depois, o Twitter do programa possui cerca de 85 mil.

Parceria com o portal UOL

No início dos anos 2000, o Programa Raul Gil fechou uma parceria com o portal UOL para compartilhamento de notícias. Com o tempo, essa parceria caiu no esquecimento, a barra da UOL foi retirada do site e nosso conteúdo deixou de ir para um dos maiores portais brasileiros de notícias. Após reestruturar o site e o programa, voltamos a conversar com a UOL e retomamos essa parceria.

A cada semana, indicávamos para o portal uma matéria de nosso site como destaque. Ela aparecia na página de celebridades da UOL e ganhava destaque na home do portal na véspera do programa. Essa parceria também foi desfeita em Junho de 2010.

O programa na TV

Para reforçar todo o investimento feito nas mídias digitais, o diretor do programa fez uma alteração estrutural na exibição da TV. Após todos os candidatos cantarem, o júri fazia a avaliação, mas não dava as notas. O julgamento final era exibido na TV somente no próximo programa. Contudo, o espectador que não desejasse esperar a próxima semana poderia simplesmente acessar o nosso site e ver o vídeo instantes após o término do programa na TV.

Em resumo, toda a estratégia transmídia desenhada nesse projeto envolvendo o quadro Jovens Talentos, serviu de suporte para o programa de televisão, que era a nossa mídia principal. Sabíamos onde o nosso público estava e tentamos ir ao encontro dele com as ferramentas mais populares da época. Os resultados foram super positivos, tanto em termos de audiência, como no retorno que tivemos dos telespectadores.

12 de dezembro de 2016