ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas

ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas

ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas

A ABRA nasceu em 2016 após a fusão das duas principais associações do setor: a AR (Associação de Roteiristas) e a AC (Autores de Cinema). Como Diretor de Comunicação da AR, eu era responsável pela atualização do site e das redes sociais da associação a partir de 2015. Uma das primeiras ações que coloquei em prática foi a reformulação do site. O objetivo era aproveitar melhor os conteúdos que já haviam sido produzidos pelos diretores anteriores e pelos associados, mas que estavam esquecidos dentro do sistema do site, dando uma melhor visibilidade ao trabalho da associação e dos seus membros.

Quando ocorreu a fusão com a AC, as diretorias de ambas entidades resolveram que seria interessante lançar o site reformulado apenas no momento em que a nova associação fosse fundada. Isso aconteceu em Setembro de 2016, com o lançamento da ABRA. A estratégia deu certo. O site novo e a nova associação causaram um impacto bastante positivo entre os roteiristas.

Arquitetura de Informação

O site novo trouxe todo o conteúdo do site da AR, mas com uma organização que facilita ao usuário encontrar os artigos que mais lhe interessam. Algumas informações de maior relevância estão a apenas um clique de distância, a partir de qualquer página do site. O novo sistema aliado ao design das páginas valoriza o conteúdo e dá um ar mais profissional ao site da entidade.

A revisão e a migração do conteúdo do site antigo foi uma das etapas longas do projeto, em que foi preciso reorganizar mais de 150 páginas, agrupando-as em temas comuns por meio do sistema de tag e categorias. A partir dos grupos de conteúdo que foram criados, tornou-se possível elaborar uma estrutura de menus e de informações que favorece a navegação pelos artigos.

Captação de associados

Um dos índices mais importantes para uma associação é o número de membros que ela possui. Isso confere seriedade e representatividade ao trabalho da entidade. Dentro do mercado audiovisual brasileiro, a ABRA representa os profissionais que trabalham com criação e roteiro para as mais diversas mídias.

Para fortalecer a ABRA e torná-la ainda mais representativa, a captação de associados é uma das prioridades do site. Foi criada uma página exclusivamente para isso, onde estão todas as informações necessárias para um roteirista solicitar a filiação.  A captação espontânea de associados pelo novo site tem apresentado resultados muito satisfatórios.

Criação de comunidade

O compartilhamento de informações pela internet é algo transformador em muitos aspectos. O novo site da ABRA contém uma área específica para que visitantes e associados possam conversar sobre os mais diversos temas relacionados à profissão de roteirista e ao mercado audiovisual.

Trata-se do Fórum Aberto, um ambiente pensado para que todos aqueles que se interessam por escrita e roteiro de algum modo possam trocar informações e experiências.

 

Análise de audiência

O acompanhamento dos resultados é muito importante para orientar a estratégia de conteúdo e de atualização do site e suas ferramentas. O relatório mensal de audiência é produzido com a ferramenta Google Analytics e nos permite acompanhar a evolução dos índices do site da associação.