Cinema Virada da Virada: Festival de Voluntariado

Cinema Virada da Virada: Festival de Voluntariado

A Virada da Virada é um evento beneficente que irá ocorrer entre os dias 22 e 24 de Novembro, na Fundação Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Realizado desde 1995, o evento tem por objetivo realizar mutirões de tratamento dentário gratuito, além de reunir fundos para a manutenção de duas entidades, o Graac e a Turma do Bem.  Neste ano, a programação traz o Cinema Virada da Virada.

Cinema Virada da Virada

Virada da Virada

A programação cinematográfica do evento conta com exibição de documentários e obras que possuem impacto social e ainda traz a oportunidade de um bate papo com os diretores e atores. São oito filmes na programação, com destaque para as estreias de Milú, de Raphael Erichsen e Tarso Araújo, e Selvagem, de Diego Costa.

A entrada para a mostra de cinema é gratuita e a curadoria é de Raphael Erichsen.

“Essa mostra surgiu de uma oportunidade. A Virada convidou o filme “Milú” que co-dirigi e trata de voluntariado e do terceiro setor para ser apresentado no evento. Quando descobri que teriam o auditório disponível por todo o fim de semana, sugeri trazermos outros filmes que tratassem de temas relacionados ao evento. Assim nasceu essa mostra com um monte de filmes incríveis e gratuitos para o público.”, explica Raphael.

Além da programação gratuita, a Virada da Virada apresenta 40 palestras com diversos temas relacionados à saúde, com ingressos a R$ 500,00. A renda será revertida para a manutenção das duas entidades que organizam o evento.

Confira abaixo a programação da mostra de filmes de impacto social:

Programação Cinema Virada da Virada

Sábado 23 NOV

14:00 – Eleições
Brasil, 2017, 100′ dir. Alice Riff

16:00 – Do Amor a Cura | Beat é protesto | Negrum3 | Retrato Social
Brasil, 2019, 16′ dir. Karol Maia, Camila Izídio e Jéssica Gonçalves (presença das diretoras)
Brasil, 2019, 23’, dir. Mayara Efe | Brasil, 2018, 22’, dir. Diego Paulino

17:30 – Slam Voz de Levante
Brasil, 2017, 81’, dir.Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva

19:30 – Longe da Árvore
EUA, 2017, 93′, dir. Rachel Dretzin

Domingo 24 NOV

14:00 – Liberdade | FakeNews Fairy Tail
Brasil, 2018, 25’, dir. Pedro Nishi e Vinícius Silva | UK, 2018, 15’, dir. Kate Stonehill

15:00 – Regência Augusta | Street River (inédito)
Brasil, 2018, 15′, dir. Vinícius Colé e Beto Macedo | Brasil, 2017, 54′, dir. Tiago Berbare e Beto Macedo (presença dos diretores)

16:30 – Milú (Estreia)
Brasil, 80′, dir. Raphael Erichsen e Tarso Araujo (presença dos diretores)

18:30 – Selvagem (Estreia)
Brasil, 2019, 90′, dir. Diego da Costa (presença dos diretores)

Curadoria: Raphael Erichsen
Powered by: Taturana Mobilização Social, Videocamp e 3Film

Sinopses

Eleições – Sábado, 23 de novembro às 14:00
Brasil, 2017, 100′ dir. Alice Riff
É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

Do Amor a Cura – Sábado, 23 de novembro às 16:00
Brasil, 2019, 16′ dir. Karol Maia, Camila Izídio e Jéssica Gonçalves

Beat é protesto
Brasil, 2019, 23’, dir. Mayara Efe
Onde estão e quem são as minas que compõem o movimento do funk? O funk sempre foi uma forma de protesto e ser mulher também é!

Negrum3
Brasil, 2018, 22’, dir. Diego Paulino
Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo.

Slam Voz de Levante – Domingo, 24 de novembro às 17:30
Brasil, 2017, 81’, dir.Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva Em Chicago, Nova York, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo, as batalhas performáticas de poesia falada se firmam como encontros que instigam a criatividade e o convívio entre diferentes.

Longe da Árvore – Sábado, 23 de novembro às 19:30
EUA, 2017, 93′, dir. Rachel Dretzin
Baseado no premiado e aclamado livro “Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade”, de Andrew Solomon, o mais vendido na lista de não-ficção do New York Times. O documentário “Longe da Árvore” fala sobre família. A família que nascemos e a família que construímos. Um olhar corajoso na jornada de acolhimento e afeto das relações humanas.

DOMINGO

Liberdade – Domingo, 24 de novembro às 14:00
Brasil, 2018, 25’, dir. Pedro Nishi e Vinícius Silva
Sow, Abou e Satsuki se encontram em um bairro de São Paulo chamado Liberdade. Uma história sobre imigração, assombrações e resistência.
FakeNews Fairy Tail
UK, 2018, 15’, dir. Kate Stonehill
Nesta fábula sobre fake news, adolescentes criam notícias falsas que geram milhares de acessos nas mídias sociais desde a eleição presidencial dos EUA, em 2016.

Regência Augusta (inédito) – Domingo, 24 de novembro às 15:00
Brasil, 2018, 15′, dir. Vinícius Colé e Beto Macedo (presença dos diretores)
Regência Augusta, um pequeno vilarejo de pouco mais de 800 habitantes situado na foz do Rio Doce e principal base do Projeto TAMAR no Espírito Santo, foi uma das últimas regiões a serem afetadas pelo rompimento da barragem do fundão em Mariana. O filme, narrado pelos moradores da Regência, procura revelar o impacto humano, econômico e o sentimento de tristeza e revolta que tomou conta da Vila um dia depois da lama tóxica devastar a paisagem do lugar.

Street River (inédito)
Brasil, 2017, 54′, dir. Tiago Berbare e Beto Macedo (presença dos diretores)
No Pará, 12 artistas visuais transformam casas de ribeirinhos em obras de arte, através de pinturas do grafite, com formas inspiradas nos movimentos dos rios…

Milú (Estreia) – Domingo, 24 de novembro às 16h30
Brasil, 80′, dir. Raphael Erichsen e Tarso Araujo (presença dos diretores)
O filme revela como Milú Villela, uma mulher da alta sociedade paulistana, se reinventa para criar redes em prol da educação, das artes e da filantropia. Acompanha sua trajetória desde a atuação na revitalização do MAM-SP até a criação do movimento Todos Pela Educação, recorrendo a passagens de sua vida pessoal para compreender suas motivações.

Selvagem (Estreia) – Domingo, 24 de novembro as 18:30hs
Brasil, 2019, 90′, dir. Diego da Costa (presença do diretor)
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.

A programação completa da Virada da Virada está disponível em:
www.viradadavirada.com.br

Serviço – Virada da Virada

Dias 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 20h

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

15 − dois =