EXPOCINE 2019 – Marketing Integrado nas 3 pontas

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O marketing de lançamento de um filme foi um tema abordado em mais de um painel na EXPOCINE 2019. A realização de uma campanha de marketing integrado entre as três pontas da cadeia de produção cinematográfica parece, mais do que nunca, ser fundamental para potencializar o sucesso de um filme.

Neste painel, produtor, distribuidor e exibidor debateram o assunto, trazendo opiniões complementares ao painel “Fortalecendo o Elo”.

O marketing Integrado nas 3 pontas

Fizeram parte da mesa, Patrícia Cotta da rede Kinoplex, Vitoria Durazzo, da distribuidora Paris Filmes e Dannielle Alarcón, da produtora Gullane Filmes.

Inicialmente, Danielle pontuou a importância das campanhas para a divulgação do filme. Disse que no planejamento de produção das obras ela sempre inclui uma diária de gravação com o elenco para a realização de material promocional. É preciso ter um cuidado muito grande com a produção desse conteúdo, de modo que ele favoreça o lançamento.

Para isso, ela mantém contato frequente com a imprensa, cria eventos e ações específicas para cada produto, além de realizar campanhas nas mídias digitais. Nesse cenário,  o profissional de marketing precisa atuar como um facilitador que transita nos dois ambientes: o artístico e o comercial.

Complementando esse raciocínio, Patrícia pontuou que é importante também manter uma comunicação com o exibidor antes de produzir o material promocional, para evitar desperdício de recursos com ações que não fazem sentido para o público alvo da sala de exibição. Nessa cadeia de produção, o exibidor é o elo que tem contato com o público, e conhece como ninguém o seu perfil.

No time de marketing da Kinoplex, eles costumam realizar diversas pesquisas com a audiência para verificar a aceitação das obras e de seus materiais de divulgação. Ela ressaltou que os meios digitais são fundamentais para a realização dessas pesquisas, tanto pela facilidade de chegar à audiência, quanto na praticidade na coleta e análise dos resultados. Isso facilita muito a tomada de decisão e pode ajudar na formatação dos materiais promocionais.

Vitória pontuou que produtores e distribuidores precisam trabalhar em conjunto para criar ações que façam sentido para as salas de exibição. Como exemplo de ação de marketing integrado, ela mencionou um dos materiais de divulgação criado para o filme Bingo – O Rei das Manhãs.

No início do projeto, a produtora havia cotado o ator Wagner Moura para viver o personagem principal do filme, mas ele não pode aceitar pois estava com outros compromissos profissionais. Então, Moura indicou o amigo Vladmir Brichta que conquistou o papel e efetivamente protagonizou o filme.

Essa história de bastidor de produção gerou uma ação de divulgação onde o Vladmir, durante o intervalo da gravação, encontra Wagner Moura na maquiagem se preparando para viver o palhaço Bingo. O resultado você confere no vídeo abaixo.

Ao trabalharem juntas, produtora e distribuidora criaram uma ação de marketing integrado que fez sucesso na internet e ajudou a propagar o lançamento do filme nos cinemas.

 

Vitoria ainda chamou a atenção para a força que o elenco nacional tem para o marketing dos filmes. A audiência se identifica e isso sempre gera um buzz muito positivo nas redes. Patrícia completou lembrando que o público mais jovem, que já cresceu nos ambientes digitais, é menos exigente com relação à qualidade das imagens para esse tipo de material de divulgação.

Isso faz com que um pouco de criatividade e uma produção relativamente simples, realizada até mesmo com câmeras de celulares, gerem conteúdos que possam ser propagados com boa aceitação.

Quando perguntada sobre até que ponto os dados de audiência do exibidor estão disponíveis para os outros elos da cadeia, Patrícia disse que a Kinoplex precisa manter sigilo com relação aos dados de seus clientes, respeitando as políticas de privacidade. Portanto, os dados brutos não podem ser compartilhados, mas é possível extrair insights dessa base de dados para desenvolver ações em conjunto com o distribuidor.

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