BrPlot – Programação Completa

BrPlot – Programação Completa

No próximo dia 03 de Outubro, quinta-feira, tem início o principal laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América Latina. O BrLab comemora sua nona edição em 2019 e traz na programação pela terceira vez seguida o BrPlot – Encontro de Roteiristas.

Destaques do BrLab

O BrLab reúne uma série de atividades para os projetos selecionados no sentido de potencializar sua realização. Vários filmes já passaram pelas oficinas do evento e alguns deles serão exibidos ao público durante a programação deste ano. As atividades de oficinas e debates sobre os projetos são restritas aos selecionados.

Além das oficinas e das exibições, haverá uma sessão comentada do filme O Ornitólogo. O longa que ganhou prêmio de Melhor Realizador no Festival de Locarno, e foi selecionado para diversos outros festivais, será debatido com o diretor João Pedro Rodrigues e o roteirista João Rui Guerra, em sessão no Instituo Moreira Salles na sexta-feira, 04/10, às 19h30.

No Domingo, dia 06/10, no Cinesesc ocorre o lançamento do livro com o roteiro do longa Que Horas Ela Volta?, um dos principais filmes brasileiros da safra recente, dirigido por Anna Muylaert e que conta com Regina Casé no elenco. A sessão terá início às 17h00 e terá a presença da diretora e do elenco, com entrada franca. Às 19h00 ocorre o lançamento do livro.

Destaques do BrPlot

Já o BrPlot é um evento direcionado aos roteiristas brasileiros, que aborda muitos aspectos importantes da profissão. Neste ano, o destaque fica para a mesa que irá abordar o assunto do direito autoral para os roteiristas, e para uma mesa sobre histórias de ficção baseadas em personalidades reais. Esse debate contará com a presença da roteirista Carolina Kotscho, que acaba de lançar o longa Hebe – A Estrela do Brasil.

As atividades do BrPlot vão ocorrer na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema.

Programação Completa BrPlot

QUINTA, 3 DE OUTUBRO

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA | SALA 4

19h30 – MESA 1 (Abertura)

BrPlot – O roteirista e o público.

Paulo Cursino, Tati Bernardi e Patrícia Andrade.

Moderação: Ana Paula Sousa.

É possível pensar que há histórias mais propensas a alcançar um público amplo? Ou é tudo obra de um enorme acaso e sorte? Ou, não importa tanto assim o roteiro, mas a verba de marketing? Para este debate, três autores experientes e com muitas obras populares no currículo: Tati Bernardi, Paulo Cursino e Patrícia Andrade, mediados pela jornalista Ana Paula Sousa.

SEXTA, 4 DE OUTUBRO

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA | SALA 4

15h – MESA 2

BrPlot – Gêneros Narrativos

Gabriela Amaral Almeida, LG Bayão, Marton Olympio.
Mediação: Jaqueline Souza

Uma pergunta central serve de ponto de partida para esta mesa: existe espaço no mercado brasileiro para escrever narrativas de gênero? Como tem sido a experiência dos autores que têm escrito narrativas de terror, suspense, ação e até super-heróis brasileiros? Para esta mesa, alguns dos autores brasileiros mais profícuos dos últimos anos: LG Bayão, Marton Olympio e Gabriela Amaral Almeida, mediados por Jaqueline Souza.

17h – MESA 3 | (mesa gratuita)

BrPlot – Os direitos do roteirista
Thiago Dottori – vice-presidente da GEDAR
Paula Vergueiro – advogada da ABRA e da GEDAR

Um panorama sobre Direitos Autorais no Brasil. Thiago Dottori, vice-presidente da GEDAR e conselheiro da ABRA, junto com a advogada Paula Vergueiro, especialista em Direito Autoral, falam sobre a atual situação dos direitos de autor no Brasil. Thiago também falará sobre o Direito Autoral no mundo, especialmente na Europa, onde visitou recentemente as Sociedades de Gestão SSA, SWISSIMAGE e SACD.

INSTITUTO MOREIRA SALES – IMS

19h30 – EXIBIÇÃO DE FILME O ORNITÓLOGO

**Sessão comentada com João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

DIREÇÃO João Pedro Rodrigues | ROTEIRO João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata | ELENCO Paul Hamy, Xelo Cagiao, João Pedro Rodrigues, Han We, Chan Suan, e Juliane Elting

118 min | 2016 | Brasil – Portugal – França | Cor

Fernando é um homem de 40 anos que trabalha como um ornitólogo. Ele decide viajar pelo curso de um rio a bordo de um caiaque, mas quando uma correnteza forte derruba sua pequena embarcação, ele inicia uma jornada sem volta.

 

SÁBADO, 5 DE OUTUBRO

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA | SALA 4

15h – MESA 4

BrPlot – CHEFES DE SALAS DE ROTEIRO

Chico Mattoso, Felipe Sant’angelo, Jaque Vargas.
Mediação: Duda de Almeida.

As salas de roteiro são uma prática criativa cada vez mais comum no ambiente audiovisual brasileiro. Especialmente no âmbito das séries, a criação dos episódios tem acontecido de maneira coletiva. Mas, como funcionam essas salas e, especificamente, qual o papel do chefe de roteiro? Ainda: o chefe de roteiro deve continuar nas etapas de produção, ou seu trabalho acaba junto com o trabalho da equipe de roteiro? Para este debate, teremos roteiristas que já chefiaram equipes em séries produzidas para diferentes players. Chico Mattoso, Felipe Sant’Angelo e Jaqueline Vargas, mediados por Duda de Almeida.

17h – MESA 5

BrPlot – PERSONAGENS REAIS, HISTÓRIAS DE FICÇÃO

Carolina Kotscho, Vera Egito e LG Bayão.
Mediação: Maíra Buehler

Quais são os desafios e estratégias dos roteiristas que se veem diante do trabalho de escrever projetos de ficção, criados a partir de pessoas e histórias reais? Na mesa, roteiristas que têm diversos roteiros criados a partir de personagens reais: Carol Kotscho, Vera Egito e LG Bayão, mediados por Maíra Bühler.

19h – MESA 6

BrPlot – ORIGINAIS BRASILEIROS

Maria Camargo, Rosane Svartman e Felipe Braga.
Mediação: Aleksei Abib

Onde os autores brasileiros têm buscado inspiração para criar projetos originais e autênticos? Em um cenário em que se produz cada vez mais e se busca mais originalidade, como os autores brasileiros têm criado universos ficcionais a partir das nossas referências? Há mundos inexplorados? O universal está em cada esquina? Para esta mesa, teremos a presença de autores com séries e novelas que estrearam recentemente. Felipe Braga, Maria Camargo e Rosane Svartman, com mediação de Aleksei Abib.

 

DOMINGO, 6 DE OUTUBRO

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA | SALA 4

15h – EXIBIÇÃO DO FILME AS HERDEIRAS (BrLab 2013)

DIREÇÃO Marcelo Martinessi | PRODUÇÃO Karen Fraenkel | ROTEIRO Marcelo Martinessi | ELENCO

Ana Brun, Margarita Irun, Ana Ivanova

98m | 2018 | Paraguai – Alemanha – Uruguai – Brasil – Noruega – França | | Cor

Duas mulheres vivem juntas há mais de três décadas. De boa posição social, haviam herdado dinheiro suficiente para viver sem precisar trabalhar. Mas agora, quando ambas já estão com mais de 60 anos, esta herança acabou. Com o tempo e em meio à difícil situação econômica, a relação delas foi se desgastando e se tornou uma sequência de silêncios intermináveis. Tudo se complica ainda mais quando uma delas é presa pelas dívidas que contraiu para que ambas pudessem manter o mesmo nível de vida. Esta separação altera o equilíbrio imaginário em que viviam e as obriga a transformar um mundo que até então permanecia parado.

 

17h – EXIBIÇÃO DO FILME TODOS SOMOS MARINHEIROS (BrLab 2014) 

DIREÇÃO Miguel Angel Moulet | PRODUÇÃO El Navegante Films e Monte & Culebra (coprodutora) |

ROTEIRO Miguel Angel Moulet | ELENCOAndrey Sladkov, Ravil Sadreev, Julia Thays, Gonzalo Alejandro

Vargas Vilela, Igor Kondyakov e Beto Benites

105 min | 2018 | Peru | | Cor

Tolya, seu irmão e o capitão vivem em um barco pesqueiro parado em frente ao porto de Chimbote. A empresa faliu, o barco não pesca há oito semanas e o resto da tripulação regressou a seus países. Sem dinheiro e com uma perspectiva mínima de mudança, Tolya tenta se adequar a um novo modo de vida em terra firme.

 

19h – EXIBIÇÃO DO FILME RIFLE (BrLab 2014)

DIREÇÃO Davi Pretto | PRODUÇÃO Paola Wink | ROTEIRO Davi Pretto e Richard Tavares | ELENCO

Dione Avila de Oliveira, Andressa Nogueira Goularte, Evaristo Pimentel Goularte, Elizabete Farinha Nogueira

78 min | 2016 | Brasil | | Cor

Dione (Dione Ávila de Oliveira) é um jovem com hábitos estranhos, que vive isolado com sua família em uma região rural e remota. Mas toda a tranquilidade do local é abalada quando um rico proprietário tenta comprar a pequena propriedade onde ele e sua família vivem. O jovem então começa a carregar sempre um rifle, de forma a defender seu território.

CINESESC

17h – EXIBIÇÃO DE FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?”

 (Retirada de ingressos com 1h30 de antecedência para Credencial Plena Sesc e 1h de antecedência para público em geral)

DIREÇÃO Anna Muylaert |PRODUÇÃO  Globo Filmes, Gullane, África Filmes | ROTEIRO Anna Muylaert | ELENCO Regina Casé, Camila Márdila, Lourenço Mutarelli, Karine Teles, Helena Albergaria, Michel Joelsas

114 min | 2015 | Brasil | Cor

A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir a São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

 

19h – LANÇAMENTO LIVRO “QUE HORAS ELA VOLTA?”

(aberto ao público)

Sessão de autógrafos do livro com o roteiro do filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, um dos mais importantes filmes da história recente do cinema brasileiro, numa edição inédita BrLab.

Site oficial do evento: http://brlab.com.br/pb/

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

doze + 18 =