Cinefantasy 2019 – Programação

Cinefantasy 2019 – Programação

Começa hoje em São Paulo, a nona edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. O evento irá do dia 3 ao dia 8 de Setembro e será realizado no MIS – Museu da Imagem e do Som. Com cerca de 120 filmes na seleção, o festival traz uma programação intensa que mistura mostras competitivas, exibições de filmes premiados e oficinas.

Cinefantasy 2019 – Programação do evento

Criado com o objetivo de promover o cinema fantástico em todas as suas vertentes, o festival possui uma mostra competitiva com 11 categorias.  Em 2019, 115 filmes entre longas e curtas, oriundos de 26 países, vão participar da competição. A novidade fica por conta da categoria Fantástica Diversidade, que é direcionada às obras com temática LGBTQ+.

Dentre as mostras, os destaques da programação ficam para a mostra Mulheres Fantásticas, Espanha Fantástica e as Sessões Especiais. O evento ainda reúne atividades de formação inclusivas, como um workshop direcionado às crianças com necessidades especiais, fruto de uma parceria com a AACD. A Casa Oswald de Andrade vai receber oficinas e workshops sobre Produção Independente Fantástica.

Mostra Competitiva

Espinha dorsal do Cinefantasy, a mostra competitiva apresenta o cinema fantástico mundial contemporâneo trazendo filmes de diversos países e diferentes culturas.

Os filmes desta edição exploram o fantástico nas mais diversas formas, dimensões paralelas, antimatéria, espectros, mitos, lendas, detalhes estranhos na rotina do dia a dia e até a criação de novos mundos. Os filmes da mostra competitiva são um convite ao público para imaginar como seria a realidade se fosse alterada.

Dentre os inscritos, foram selecionados 115 títulos, entre 19 longas e 96 curtas-metragens, vindos de 26 países. O Brasil está presente em todas as sessões com um total de 39 filmes e a Espanha é o segundo país com mais filmes em competição com um total de 18 filmes.

O prêmio “Aquisição Elo Company”, vai premiar um curta-metragem com uma representação comercial no Brasil para o projeto, válida por 12 meses.

Sessões com Diretores

Algumas das sessões contarão com a presença dos diretores das obras. O curitibano Tulio Viaro mostra seu processo criativo com diversas técnicas de animação e manipulação de bonecos no longa “O Bem-Aventurado”, no primeiro dia da mostra competitiva de longas-metragens, 03 de setembro às 16h.

O diretor mexicano Carlos Preciado, que já morou em São Paulo e estudou na New York Film Academy, apresenta a obra “Obscuro Despertar”, filme em première mundial com a atriz Daniela Ortiz, no dia 03 de setembro às 19h.

Alon Newman, diretor do filme israelense “A Compositora” (The Composer), apresenta seu filme no dia 04 de setembro às 20h. O diretor do premiado curta-metragem Antivirus apresenta seu mais recente longa-metragem em première latino-americana.

O belga Dimitri de Clercq (que foi produtor do polêmico documentário Leni Riefenstahl, A Deusa Imperfeita, de Ray Müller) apresenta em première brasileira a sessão de “Você Não Sai Da Minha Cabeça” (You Go ToMy Head), seu primeiro longa-metragem filmado no Marrocos. A sessão acontece no dia 5 de setembro, às 20h.

O diretor Mark Doneo, que nasceu na Austrália, filho de Malteses, ator de dezenas de musicais e de séries de TV em Malta, vem ao Brasil para apresentar “As Lágrimas da Casa de Qala”(The Weeping House of Qala), seu segundo longa-metragem, que será exibido em première nacional no dia 06 de setembro à 18h.

Já o diretor brasileiro Ramon Porto Mota apresenta seu horror existencial e os conflitos dos adolescentes no mundo atual com a exibição do longa paraibano “A Noite Amarela”, dia 06 de setembro à 20h, no MIS.

 

Serviço

9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 03 a 08 de setembro
Local de Exibição: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Entrada Gratuita – Retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência.

Site oficial: http://www.cinefantasy.com.br/

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

12 + 12 =