VDS 18: Como criar uma língua do zero

Blog do Matheus Colen > VDS 18: Como criar uma língua do zero

O vídeo da semana, mais uma vez, tem a ver com Game of Thrones. Eu sei, eu sei. Já falamos disso na semana passada. Mas é que este é realmente interessante e não tem a ver necessariamente com os episódios finais da série. É sobre os Dothraki e a língua que eles falam.

Como criar uma língua original ?

A primeira vez em que eu ouvi dizer que um autor criou uma língua específica para uma raça de personagens em seu universo de fantasia, achei algo impressionante. Foi durante a saga Senhor dos Anéis, a língua Sindarin falada pelos Elfos.

Escrever uma história tão complexa como Senhor dos Anéis, que se passa num mundo de fantasia, não é algo lá muito simples de se fazer. E ainda por cima, o sujeito cria um idioma original. É um trabalho Hérculo.

Como se cria todo um idioma? Eu não fazia a mínima ideia. Algum tempo se passou, Game of Thrones estreou na HBO e logo na primeira temporada somos apresentados a esse povo chamado Dothraki, que fala uma língua totalmente desconhecida.

Neste vídeo da Wired, o inventor da língua em pessoa explica o passo a passo de como ele fez para criar o Dothraki. Apesar de parecer algo simples quando ele explica, não consigo imaginar o volume de trabalho que ele deve ter tido para criar uma estrutura de linguagem e escrever mais de 4.000 vocábulos.

É impressionante e muito interessante ao mesmo tempo.

Matricule-se já no curso de Dothraki.

Leia também

Leia também

spot_img