Matrículas abertas para meu curso no Mackenzie: Os 4 Pilares do Projeto Audiovisual

Matrículas abertas para meu curso no Mackenzie: Os 4 Pilares do Projeto Audiovisual

Estão abertas até o dia 27 de Abril as matrículas para meu curso sobre projeto audiovisual no Mackenzie. O curso ocorre aos sábados, durante 4 encontros no mês de Maio, sempre na parte da manhã. A cada aula abordaremos um ponto específico para elaboração de projetos audiovisuais.

Os 4 Pilares do Projeto Audiovisual

Aula 1 – Criação

A Criação para o Audiovisual. De onde surgem as ideias? Como elas são estruturadas e desenvolvidas para que chamem a atenção de um canal de exibição ou de um investidor.

Na primeira parte da aula vamos falar sobre os textos que compõem um projeto audiovisual de documentário para cinema ou televisão. Formato (longa/série), Sinopse, Argumento, Justificativa, Visão do Diretor/Abordagem, Personagens (se for baseado em personalidade), Estrutura/Roteiro Piloto.

Em seguida, falaremos sobre como são estruturados os projetos de ficção. Formato (longa/série), Sinopse, Argumento, Perfil dos Personagens, Arco de Temporada, Sinopse dos Episódios, Roteiro Piloto e Bíblia do Projeto.

 

Aula 2 – Produção

Como funciona a produção Audiovisual? O objetivo dessa aula é oferecer uma visão ampla ao aluno sobre os processos que fazem parte da produção de uma obra audiovisual.

Abordaremos cada uma das etapas da produção, descrevendo as principais atividades executadas: Desenvolvimento, PréProdução, Produção, Pós-Produção, Comercialização.

No final da aula, iremos abordar rapidamente alguns aspectos jurídicos da produção, explicando o que são direitos autorais e como a produtora comercializa a obra por meio dos licenciamentos.

 

Aula 3 – Exibição

O que são as tão faladas janelas de exibição? Seguindo o assunto da aula anterior, iremos nos aprofundar na questão dos licenciamentos e nas possibilidades de exibição de um projeto audiovisual.

Abordaremos de modo rápido o funcionamento do mercado de televisão e o de cinema e também falaremos sobre as plataformas de VoD e a distribuição via internet.

 

Aula 4 – Financiamento

Quem paga a conta? Alternativas de financiamento. Uma das principais características que os projetos audiovisuais têm em comum é o fato de que eles são caros. Em alguns casos, o orçamento de produção pode chegar a dezenas de milhões de reais.

De onde vem o dinheiro para que tantas séries, filmes e formatos saiam do papel e cheguem às telas? Nesta aula abordaremos os mecanismos públicos de financiamento e incentivo ao audiovisual. Lei do Audiovisual, Lei Rouanet e Fundo Setorial do Audiovisual.

Além do financiamento público, há também as possibilidades de financiamento privado por meio de patrocínios e co-produções. Vamos abordar também a formatação de um plano de negócios para o seu projeto com base no modelo CANVAS e como ele pode ajudar a viabilizar seu orçamento.

 

Além de entender melhor o funcionamento do mercado audiovisual, o aluno poderá aperfeiçoar a elaboração de seus projetos.
Inscreva-se por meio deste link no site do Mackenzie.

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 × três =