VDS 10: John Romero, o papa do FPS

Blog do Matheus Colen > VDS 10: John Romero, o papa do FPS

Pra quem me conhece um pouco, ou visita esse blog há algum tempo, já sabe que eu tenho um carinho todo especial pelo jogo DOOM. Eu já falei aqui sobre minhas memórias com esse jogo, já fiz review do DOOM 3,  e postei um vídeo muito legal sobre a produção da trilha sonora do DOOM 4. Aliás, diga-se de passagem, esse jogo foi devidamente PLATINADO lá na PSN. Yeah!!

E é por gostar muito dessa sanguinolência raiz dos primeiros FPS (First Person Shooter), que eu resolvi trazer neste VDS (Vídeo da Semana) um conteúdo de “bastidores” da produção desse jogo. Vamos conhecer melhor quem é John Romero, um dos fundadores da ID Software e idealizador dos jogos Wolfenstein 3D, Doom e Quake.

John Romero, o papa dos FPS

John Romero é a mente insana por trás dos primeiros projetos da ID Software. O vídeo abaixo é uma entrevista, publicada pelo canal Motherboard, onde John conta algumas curiosidades sobre seu início nesse mercado e a invenção do gênero FPS.

Wolfenstein 3D é um marco na indústria de games já que inaugura o gênero FPS, onde o jogador se movimenta num ambiente em três dimensões com visão de jogo em primeira pessoa. O lançamento seguinte da ID Software foi DOOM, game que levou cerca de um ano para ser completamente desenvolvido e se tornou rapidamente um título popular e venerado até hoje por quem é  gamer.

Uma curiosidade interessante que eu não sabia até então, é que eles publicaram um release para a imprensa dizendo que DOOM seria um jogo revolucionário, antes mesmo de começarem a desenvolver o game. Ainda bem que eles atenderam a expectativa!

O segundo vídeo desse post é um material muito interessante produzido pela IGN. Eles chamaram o John Romero pra jogar o DOOM com dois jogadores em modo cooperativo. Apesar de longo, essa game-entrevista é muito interessante. Afinal de contas não há nada como passear pelo mapa com quem construiu todo esse inferno chamado DOOM.

Divirta-se.

 

Leia também

Leia também

spot_img