18ª Mostra do Filme Livre em SP

18ª Mostra do Filme Livre em SP

A Mostra do Filme Livre chega a sua 18ª edição em 2019, abrindo sua programação em São Paulo no dia 27.03.19 e depois seguindo para Rio de Janeiro e Brasília. O evento que tem foco no cinema independente também prestará homenagem aos cineastas Sylvio Lanna e Geneton Moraes Neto.

18ª Mostra do Filme Livre

A MFL reúne em sua programação obras que não possuem grandes patrocinadores ou investimento público. São obras de cineastas independentes com viés autoral. A programação tem curadoria de Gabriel Sanna, Diego Franca e Guilherme Whitaker, que passaram três meses selecionando as obras que farão parte da edição deste ano. Além disso, Christian Caselli, Gustavo Jahn, Ana Farache e Paulo Cunha realizaram curadorias especiais.

Um dos fundadores do evento, Guilherme Whitaker, comemora a longevidade da mostra. “Foram milhares de filmes, exibidos para centenas de milhares de pessoas Brasil adentro. Os filmes que passamos não foram feitos para entreter e ganhar dinheiro apenas. Seus focos são outros, expor e pensar, audiovisualmente e doa a quem doer, nossa realidade brasileira, através de filmes potentes, sem amarras, filmes culturais, filmes livres!”

Neste ano a programação conta com 155 filmes brasileiros de todo o país, de diversos gêneros e formatos, exibidos gratuitamente no Centro Cultural Banco do Brasil entre os dias 27.03 e 22.04. Há mostras competitivas e uma programação de workshops e debates. O destaque fica para a Oficina de Cinema Experimental em Super 8.

Programação Completa

Mostra do Filme Livre - Sagrada Família - Sylvio Lanna

Sagrada Família – Sylvio Lanna

HOMENAGENS
Homenagem a Sylvio Lanna = exibição de filmes e debate com o diretor nas três cidades.
Homenagem a Geneton Moraes Neto = exibição de filmes e debate sobre sua obra nas três cidades.

COMPETITIVAS
6 sessões Panoramas Livres = COMPETITIVA EM SP – exibição dos 20 principais curtas e médias.
5 sessões Longas Livres = COMPETITIVA NO RJ – exibição dos principais longas.
5 sessões Territórios = COMPETITIVA EM DF – exibição de filmes sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações.

NÃO COMPETITIVAS
Especial Bressane = Exibição de dois novos filmes de Julio Bressane.
4 Sessões Autorias = com filmes de realizadores que possuem trajetória marcada pela inventividade e inquietação com as possibilidades da linguagem cinematográfica.
2 Sessões Mundo Livre = exibição dos filmes feitos fora do Brasil por brasileiros, feitos em condições distintas, onde o estranhamento com o espaço filmado interfere diretamente na linguagem.
4 Sessões Questão de Gêneros = exibição de filmes de diversos gêneros, da comédia ao terror.
7 Sessões Biografemas = filmes sobre inventores peculiares das mais diversas áreas e naturezas. Mais do que experimentos de linguagem cinematográfica, o programa se debruça sobre a potência explosiva dos artistas retratados, por vezes de forma naturalista, onde a grande força de cada filme reside não apenas em sua inventividade, mas sobretudo na forma como dão a ver suas personagens.
1 Sessão Pílulas = exibição de 12 filmes com até 5 minutos
1 Sessão Caminhos = exibição de 4 filmes de estudantes

Mostrinha Livre = 2 sessões de 30min com exibição de curtas infantis, alguns feitos por crianças. Sempre aos finais de semana às 14h.

Curta Sampa, Curta Brasília e Curta Rio = Sessões com filmes feitos nas cidades em que a MFL acontece.

1 Sessão Coisas nossas = exibição de filmes feitos pela produção e curadoria da MFL

10 Cabines Livres = exibição dos videoartes e filmes não narrativos passando em loop por 6 horas.

Especial DISTRUKTUR – Movendo-se através das fronteiras entre arte e cinema, experimental e narrativo, fotografia e imagem em movimento, Melissa Dullius & Gustavo Jahn exploram diferentes níveis da experiência sensorial e intelectual. Desestabilizam as noções do real e do imaginário ao mesmo tempo em que fundem as camadas de passado, presente e futuro. Deslocamento e transposição acontecem aqui como estratégias para produzir transformações, e as narrativas instáveis a que dão vazão sugerem que há muitas outras maneiras de comunicação além das normalmente conhecidas. Distruktur é Melissa Dullius & Gustavo Jahn. Mais em  http://distruktur.com/about/

3 Debates em SP
29-03, às 19h – Sessão e debate com Sylvio Lanna
19-04, às 18h30 – Sessão Geneton Moraes Neto e debate sobre sua obra
22-04, às 19h – Sessão com os curtas feitos na oficina de Super 8, com o filme premiado e debate com a direção do filme premiado e os professores da oficina

 

Serviço

18ª Mostra do Filme Livre
de 27/03 a 22/04, no CCBB São Paulo
de 16/04 a 12/05, no CCBB Brasília
de 08/05 a 03/06, no CCBB Rio de Janeiro
de 24 a 29/05, no Cine Arte UFF, em Niterói
Entrada Gratuita

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

treze + 18 =