Cem anos de solidão vai se tornar série da NETFLIX

Cem anos de solidão vai se tornar série da NETFLIX

Cem Anos de Solidão é a obra de maior sucesso do jornalista e escritor colombiano, Gabriel Garcia Marquez. No dia 06 de Março de 2019, a NETFLIX anunciou ter conseguido adquirir os direitos do livro para a produção de uma série. O livro, que completou 50 anos em 2017, nunca foi adaptado para o audiovisual antes.

Cem Anos de Solidão na NETFLIX

Cem Anos de Solidão

A adaptação de uma obra literária para o audiovisual é um processo sempre muito delicado. Por possuírem formatos distintos, o que implica em outro tipo de estrutura narrativa, a transposição de uma obra literária para o cinema ou televisão requer uma série de modificações que podem ter um impacto negativo na trama.

Sabendo disso, Gabo, como era conhecido o escritor colombiano, nunca havia autorizado a adaptação da sua obra literária para o audiovisual. Além de escritor e jornalista, Gabriel Garcia Marquez também era apaixonado por cinema, atuando como roteirista e diretor e foi um dos fundadores da Escuela Internacional de Cine y TV, de Cuba.

De acordo com matéria publicada no site NY Times, os filhos de Garcia Marquez licenciaram os direitos do livro para a produção de uma série pela gigante do streaming, NETFLIX. A longa narrativa que percorre o livro não caberia de modo satisfatório em um longa metragem. Nesse caso, a adaptação para o formato de série faz mais sentido.

Os valores do licenciamento não foram divulgados. Porém, por ser uma obra de um dos escritores mais importantes da América Latina, vencedor de Prêmio Nobel de literatura, traduzido em mais de 35 línguas, tendo vendido mais de 40 milhões de livros, a aquisição se mostra de grande importância para a empresa de streaming.

Os dois filhos de Garcia Marquez serão produtores executivos da série, colaborando no processo de adaptação da obra para o formato audiovisual. Era da vontade do pai que a obra fosse produzida em língua espanhola e talvez esse tenha sido um dos pontos principais para que a família tenha tomado a decisão de negociar os direitos para a produção de uma série. A produção será realizada por uma empresa espanhola e ainda não há data prevista para o lançamento.

Rodrigo Garcia disse ao NY Times, “A NETFLIX esteve entre os primeiros a provar que as pessoas estão interessadas em assistir séries em língua estrangeira com legendas. O que antes parecia um problema, agora não é mais”.

Iniciam-se agora os trabalhos de desenvolvimento dos roteiros e do projeto, para que em seguida a produção ocorra de fato.

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

14 + nove =