Rostos Haitianos por Lucca Messer, na Unibes Cultural

Rostos Haitianos por Lucca Messer, na Unibes Cultural

No próximo sábado, dia 09/12 às 14 hrs ocorre na Unibes Cultural a abertura da exposição fotográfica Rostos Haitianos. Trata-se da exposição do trabalho que o Fotógrafo e Diretor de Fotografia, Lucca Messer, realizou com os imigrantes haitianos que moram no bairro do Glicério, em São Paulo.

O evento irá acontecer na Unibes Cultural, próximo ao metrô Sumaré na Zona Oeste de São Paulo.

GLICÉRIO: O HAITI TAMBÉM É AQUI

Fotógrafo Lucca Messer apresenta Rostos Haitianos, a partir de 9 de dezembro, na Unibes Cultural

Entre 2012/2013 um grande número de Haitianos deixou seu país natal a procura de uma vida melhor no Brasil. Lucca Messer, fotógrafo londrino que vive em São Paulo há 12 anos,  voltou suas lentes  para a comunidade de imigrantes haitianos que passaram a viver no bairro do Glicério, em São Paulo/SP,   historicamente um bairro que recebe migrantes e imigrantes desde o século passado  e transformou-se em um ponto de encontro dos haitianos, mas também acabou por gerar um certo isolamento cultural. Messer foi às ruas do bairro e, durante alguns finais de semana, entrevistou e fotografou muitos deles, para ouvir sobre suas perspectivas na capital paulista e retratar a importância das culturas imigrantes no Brasil através deste recorte.

O primeiro resultado do projeto, a exposição “Rostos Haitianos”, que contou com a colaboração de professores da Universidade de São Paulo (USP) especializados nos temas imigração, urbanismo e direitos humanos, será mostrado na Unibes Cultural, instituição que tem apoiado as comunidades de imigrantes de São Paulo abrindo suas portas para que mostrem a cultura e gastronomia de seus países, a partir de 09 de dezembro, com entrada franca.

Para Lucca, todo esse empenho em retratar com dignidade a força destes personagens urbanos não teria sentido sem poder mostrá-los no seu próprio local de residência então, além da exposição na Unibes Cultural, o fotógrafo prepara uma série de lambe-lambes, que serão colados pelo Glicério, reproduzindo nas ruas, as imagens que estarão expostas na instituição.

Transitando entre editoriais de moda, publicidade, retratos e fotos, Lucca, que já trabalhou em  duas ocasiões como assistente de Mario Testino, convocou Ocarl Joseph – também imigrante do Haiti -, para auxiliá-lo durante as entrevistas e as sessões de fotos no Glicério, atuando como um interlocutor junto à comunidade. “É muito importante a figura de um produtor local para o desenvolvimento do trabalho”, diz o fotógrafo.

Ele também comenta sobre o processo de produção: “A linguagem fotográfica do projeto foi ditada pelo uso de uma luz artificial com uma gelatina de cor ciano. Utilizar uma luz, operada por um assistente, em trabalhos assim na rua é um grande desafio. Para cada retrato tivemos em torno de 40 segundos para fazer a imagem. Eu testava a luz rapidamente assim que acabava a entrevista e já disparávamos cerca de 10 imagens nesses 40 segundos com cada pessoa.”

Mais sobre Lucca Messer

Lucca nasceu na Inglaterra e foi criado entre Inglaterra e Brasil. Aos 16 anos deixou a escola para perseguir sua paixão pela fotografia. Aos 19 começou a trabalhar como assitente para grandes nomes da fotografoa europeia, como Mario Testino.

Atualmente, Lucca vive entre São Paulo e Los Angeles, trabalhando como fotógrafo e diretor e explorando as imensas possibilidades na criação de imagens. Além disso ministra palestras em locais como  o LACC (Los Angeles Community College), a feira Recife Image BrazilThe London Somerset House, entre outros.

O fotografo tem dedicado especial atenção às séries documentais, como Selene  (sobre uma trans) e a Marcha das Mulheres, em Los Angeles, ou ainda a série Você, Minhocão?, onde captou a grandiosidade da diversidade brasileira no maior parque lienar da cidade de SP. Ipanema’s beach sales, com as pessoas que ganham a vida na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e agora  Rostos Haitianos”, que será mostrada pela primeira vez na Unibes Cultural e lançada em livro futuramente.

Exposição fotográfica:

Rostos Haitianos, de Lucca Messer

Unibes Cultural, Lounge

Abertura: 9 de dezembro, a partir das 12h

De 9 de dezembro de 2107 a 24 de fevereiro de 2018

Visitação de segunda a sábado, das 10h30 às 19h

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré

Informações: 11 3065-4333 e http://unibescultural.org.br/ 

Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h

Acesso para deficientes | Ar condicionado | WI FI livre | Tem cafeteria

Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127

Sugerimos o uso de transporte público

Roteirista e Produtor Executivo de TV, atua há 10 anos no mercado audiovisual com passagens por produtoras independentes, emissoras de TV aberta e fechada. Montou a Origina em 2015 para se tornar produtor independente, com foco em agenciamento de roteiristas, criação de conteúdo e planejamento. É diretor de Comunicação da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas e sócio-fundador da GEDAR -Gestão de Direitos de Autores Roteiristas. Meu perfil profissional está disponível no Linkedin

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

14 + nove =