RCM 2017 – Canada Media Fund

Audiovisual > RCM 2017 – Canada Media Fund

Neste painel mediado por Kiko Mistrorigo, da TV Pinguim, o tema foi o financiamento da produção entre Brasil e Canadá, por meio do Canada Media Fund. Stéphane Cardin, vice-presidente da CMF, apresentou alguns dados interessantes e disse estar a procura de projetos no Brasil.

Como produzir com Canada Media Fund

Cardin explicou que o Canada é um país que possui mercado relativamente pequeno, com uma população de 38 milhões de pessoas. Apesar disso, eles estão em terceiro lugar no ranking de produção de mídia e games do mundo. A CMF quer produzir conteúdo e para isso estão muito interessados nas co-produções.

O mercado de mídia do Canadá movimentou 6,83 bilhões de dólares em 2016. O Canada Media Fund é responsável por financiar 11% de toda a produção de TV do país. Lá também existem mecanismos públicos de incentivo à produção, porém a composição das receitas de financiamento nos projetos é equilibrada com o investimento privado.

Quais conteúdos podem ser financiados pelo Canada Media Fund?

Basicamente filmes originais, documentários, séries, conteúdo interativo, games e animação. Eles não financiam o desenvolvimento e produção de reality show, game show, jornalismo e esportes. O CMF possui 55 parceiros internacionais e 25 projetos em andamento somente na América Latina. Há 15 projetos sendo realizados em parceria com o Brasil, os quais o CMF possui a participação de 20%.

Ao lado da SP Cine, existem fundos específicos para os projetos, mesmo que eles sejam totalmente digitais. O Kiko, que teve uma série produzida com recursos do CMF, disse que o projeto foi viabilizado por meio de uma co-produção com uma produtora canadense. Cada uma das produtoras precisava ter um licenciamento para uma emissora em seu país. Kiko também apontou para a necessidade de simplificar os trâmites burocráticos entre os dois países.

Leia também

Leia também

spot_img