RCM 2016 – Estratégias de aquisição de programação iTV

Audiovisual > RCM 2016 – Estratégias de aquisição de programação iTV

O RioContent Market também contou com painéis onde executivos de canais apresentaram seus produtos e os perfis de seus canais. Sacha Breslau, diretora de aquisições da iTV, falou sobre as estratégias de aquisição da emissora, que também é a terceira maior empresa no mercado de formatos, atrás de Endemol e Freemantle.

iTV – A maior emissora do Reino Unido.

A iTV é a maior emissora de televisão do Reino Unido e existe há 65 anos. Ao contrário da BBC, a iTV é comercial e trabalha com o tradicional modelo de negócios da publicidade. Os maiores produtos da empresa são os realities Hell’s Kitchen e Come Dine With Me.

Como distribuidores de conteúdo, a iTV possui ou participa de várias companhias que produzem conteúdo de ficção e realities como X Factor e Britain’s Got Talent. No cinema, eles são donos da franquia Harry Potter. Portanto, o portfólio da empresa conta com uma mistura de drama, entretenimento, esporte e filmes. A iTV também possui outros canais com conteúdos direcionados para toda família, onde as aquisições são bastante importantes.

 iTV2 – O maior canal digital do Reino Unido.

iTV 2 é o maior canal digital no Reino Unido e possui foco no entretenimento e na comédia. Alguns conteúdos de filmes e séries desse canal são comprados. Family Guy é uma aquisição recente e já teve um efeito grande no iTV2. A parcela de público dos 16 aos 24 anos aderiu muito bem ao seriado. Esse canal está empoderando a iTV nessa faixa de público em específico.

family-guy-itv2

Sacha comentou que essa aquisição foi interessante, pois foi como praticamente roubar o conteúdo da BBC3. Tratou-se de uma negociação difícil, onde a aquisição dos direitos para todas as plataformas demorou algum tempo. E isso é importante pois a iTV é um broadcaster de múltiplas plataformas. Apesar de caro, Family Guy foi uma boa aquisição.

A iTV procura conteúdo em drama e comédia produzido nos EUA, pela apelação que possuem com os públicos mais jovens. Como exemplo, ela citou o programa da Ellen Degeneres, que funcionou bem para jovens adultos. Essa foi uma aquisição de muitos episódios, pois o volume de conteúdo era a chave para atrair anunciantes. Foram comprados 80 episódios, e mais 200 ainda estão para serem adquiridos.

Perfis dos outros canais.

iTV 3 – cultura britânica

A iTV 3 tem um perfil mais ligado aos conteúdos culturais do Reino Unido. Sacha citou como exemplo o reality Million Dollar Princesses.

iTV4 – conteúdo masculino

Trata-se do canal adulto, voltado para homens na faixa dos 22 aos 44 anos de idade. Os conteúdos são majoritariamente esportivos e filmes de ação em geral. Eles compram para esse canal conteúdos de filmes e programas que sejam factuais. Como exemplo, ela citou a aquisição do programa Storage Wars, conhecido no Brasil pelo nome de Quem Dá Mais? Possui também um programa pornô.

iTV be.

Este é o canal de conteúdo feminino da iTV, com foco no público de 16 a 34 anos. Eles possuem realities americanos na programação. Estão sempre procurando séries originais com mulheres protagonistas.

iTV encore

É o canal de suspense e terror. Compram séries e filmes para esse canal.

Finalmente, Sacha explicou que nenhum conteúdo adquirido é dublado. Os programas estrangeiros são sempre legendados em Inglês para manter seu apelo mundial. A iTV possui 22% do share das famílias britânicas, ficando em segundo lugar, atrás apenas da BBC.

A empresa atua explorando as propriedades intelectuais de seus produtos em outros países. Foi isso o que motivou a aquisição da TALPA, uma das maiores produtoras de formatos do mundo. Há um canal infantil da iTV, mas ela não abordou esse produto pois o canal não está sob sua supervisão.

Produção internacional.

Ao final de sua exposição, Sacha respondeu algumas perguntas dos presentes e a primeira foi sobre como ocorrem as produções internacionais. Sacha explicou que eles fazem várias co-produções, mas estão limitados ao mercado americano.

Eles compram somente drama e a área de interesse é o Dark Drama, conteúdos sobre crimes e suspense.

Por que tantos shows americanos?

A iTV percebeu que existe uma audiência no Reino Unido para conteúdos americanos, mesmo com as barreiras culturais que podem existir entre os dois países. Sacha explicou que o conteúdo factual e de drama que o britânico consome são as produções originais do Reino Unido feitas pela BBC e pela iTV. Contudo, depois dos britânicos, o conteúdo americano é o que mais chama a atenção do público.

O que é preciso para um pitch?

Se sua intenção é fazer o pitch de algum conteúdo para a iTV, saiba que eles procuram de 8 a 10 horas de conteúdo de ficção, em especial séries. Os programas de entretenimento precisam ter algo relacionado com a cultura do Reino Unido.

Antes de se despedir e finalizar a apresentação, Sacha comentou que até o momento a iTV não realizou aquisições na América Latina.

Leia também

Leia também

spot_img