Fórum Brasil TV 2014 – Encontro com FOX

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Além dos painéis de debates sobre os principais temas relacionados ao mercado de TV, o Fórum Brasil TV promoveu outros dois tipos de atividades em seu programa. Foram os encontros com os canais e as rodadas de negócios. Houve também um workshop com o Sebrae, sobre fomento da produção.

Os encontros foram uma boa oportunidade para os produtores independentes entrarem em contato com os executivos dos canais. Todos os participantes do fórum estavam aptos a participar dessas pequenas palestras. Já as rodadas de negócios foram atividades restritas aos produtores pré-selecionados pelo evento.

Re-encontro com a FOX.

Marcelo Braga, Diretor de Conteúdo da FOX, fez uma apresentação bastante parecida com a que foi realizada no NetLabTV do ano passado. Achei melhor não duplicar o conteúdo da apresentação dele aqui no blog, pois eu já publiquei aqui. O evento que foi organizado pela NET e direcionado ao mercado de roteiristas, agrupou diversos canais em dois painéis. Se quiser saber o rolou nesses painéis, leia esse post.

Durante sua apresentação, Braga apresentou um número interessante sobre a triagem dos projetos feita dentro do canal. A cada 200 projetos avaliados, 60 conseguem passar pra etapa da escaleta e da produção da bíblia. Destes, 25 evoluem para o roteiro de um piloto. Apenas 5 roteiros são produzidos e somente 1 faz sucesso. Baseando-se nessa estatística, Marcelo disse que se ele conseguir avaliar mais projetos, a chance de um sucesso acontecer irá aumentar.

Pensando nisso, a FOX criou um berçário de desenvolvimento. Cada projeto do berçário será contemplado com uma verba de US$ 30 mil para o seu desenvolvimento. A elaboração desse projeto será realizada a quatro mãos: criador e FOX trabalham juntos para elaborar a história. Quando o projeto termina de ser desenvolvido, há dois caminhos. Ou a FOX exerce o seu poder de “Primeira Opção” sobre o projeto e o realiza, ou ela libera o produtor/criador para trabalhar o produto em outros canais. Caso seja negociado, a FOX tem sua participação garantida, além de possuir o direito da “Última Recusa”.

Monetização.

Depois da apresentação do Marcelo Braga, Carlos Queirós falou sobre a FOX Creative Solutions. Trata-se de um departamento alinhado ao Marketing da empresa e que é focado em Branded Content. Esse departamento é encarregado de vender os conteúdos da FOX das mais diversas maneiras. Carlos mostrou alguns exemplos de trabalhos realizados, que vão desde divulgação de marcas em séries, até a produção de conteúdo.

Video On-Demand.

Marcelo De La Negra foi o último a falar. Ele cuida da FOX Play, a plataforma de vídeo On-Demand da FOX. O lançamento está programado para o mês de Junho deste ano. O FOX Play pretende reunir todo o conteúdo da FOX num só canal. Além disso, o portal também poderá contar com projetos próprios para VOD.

Questionado pela plateia sobre quais conteúdos estão programados para serem exclusivos no VOD, Marcelo citou os webzodes de The Walking Dead. Trata-se de conteúdo transmídia produzido fora do Brasil. Portanto, ao que tudo indica, ainda não há projetos exclusivos para o portal no Brasil. A distribuição do portal de VOD será realizada por meio de consoles de games, apps em smartphones, tablets e SmartTVs. A FOX Play será lançada na América Latina, podendo se expandir para o mercado europeu e asiático no futuro.

Algumas perguntas da platéia:

1 – Sobre o perfil dos canais:

Os pilares da programação dos canais FOX são:

  • Séries (FOX, FX);
  • Estilo de Vida (FOX Life);
  • Documentários (NetGeo);
  • Esportes (FOX Sports), aceita transmissões ao vivo por internet – TV everywhere.

2 – Como enviar meu projeto para a FOX?

O envio de projetos para a FOX se dá por meio de rodadas de negócios em feiras e congressos. Não existe um site ou e-mail para enviar projetos.

3 – Quais são os principais modelos de fomento dos projetos aprovados na FOX?
A maioria dos modelos de negócios aprovados na FOX são os que usam recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Art. 39 e co-produção.

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