Coletânea de UGC do Silvio Santos.

Blog do Matheus Colen > Coletânea de UGC do Silvio Santos.

Antes de mais nada, preciso dizer que este post foi motivado pelos clássicos agregados na música acima. Vai ser um áudio bem legal para você acompanhar a leitura. Acredite! Logo que encontrei essa pérola no meu ultramente selecionado feed de notícias do Facebook, resolvi iniciar esta coleção de UGC desse grande mestre da comunicação: o clássico Silvio Santos. Legal, mas o que raios é UGC?

User Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário.

O conceito é bem simples e vem acompanhado de historinha. O mais legal da internet é o fato dela ser livre. Quando conheci esse troço, todo mundo fazia o que queria no mundo online. As notícias sobre esse assunto falavam basicamente de pirataria, pornografia e dos distúrbios psicológicos mais comuns em seus usuários. Falar das qualidades pra quê, né?

Os grandes dilemas da época eram aqueles sujeitos que usavam a internet excessivamente ou então criavam personalidades alternativas na rede, talvez uma imagem platônica do que gostariam de ser (que funesto!). No início dos anos 90, 10 horas diárias de conexão era considerado patologia grave. Hoje em dia, quando a Vivo colabora, eu fico conectado umas 16 horas. E eu sei que não sou o único. Será que precisamos de tratamento? Enfim…

Todo mundo fazia o que queria, inclusive com o direito autoral dos outros. Ao lado da pirataria, havia uma galera (basicamente fãs de Star Wars) que abusava dos recursos da época pra interagir com o ladro negro da força: foto, áudio e vídeo. São fãs que, por livre e espontânea vontade, se apropriam de um conteúdo que gostaram e criam a sua própria versão dele. Tipo uma paródia, #SQN. Esse conteúdo é compartilhado novamente na rede e isso é chamado de User Generated Content.

Ou seja, User Generated Content é algo que ninguém te pediu pra fazer, mas você faz, acha lindo e depois compartilha na internet.

Coletânea de UGC do Silvio Santos.

Ah! Então quer dizer que um UGC é um Meme? “Errada a resposta! Volta pro seu lugar!” Na verdade, um Meme é que é um UGC, entendeu? Enfim, resolvi criar essa coletânea para ficar fácil de entendermos o que é esse tipo de conteúdo e o quê ele pode fazer pela sua marca.

Planejamentos de transmídia mais elaborados conseguem prever a utilização de conteúdo gerado pelo usuário antes mesmo do programa ou filme começar a ser produzido. Se você quer que seu produto tenha penetração na internet, não pode deixar o UGC de fora do seu plano de comunicação.

Áudio e Músicas: Mr. Crownley – SS.

Black Sabbath e SS dispensam apresentações. Trata-se de conteúdo musical. Pode ser versão, interpretação, paródia, um DJ Set, um remix, alguém estudando a música e por aí vai. Também podemos colocar aqui nessa categoria conteúdos em áudio, como interpretações e imitações. Não deixe de ouvir o SS cantando Vida Loka do Racionais.

Cena Favorita: Silvio Santos e Moisés.

Esse vídeo é hilário! Né, Moisés? Esse tipo de conteúdo é uma edição simples da versão original. Consiste apenas na seleção de uma cena favorita. E o Bambu? Mah ooeeee..

 

Edição de vídeos: UFC Cachaça e Silvio no GTA.

O vídeo abaixo é o meu favorito lá do Mundo Canibal. Esse tipo de conteúdo usa em sua edição dezenas de referências diferentes, valorizando muito as piadas. O ritmo acelerado, o excesso de referências em áudio e vídeo e o texto ajudam deixar o vídeo bem engraçado. Dentre essas referências, Moisés e SS. Apesar de não se tratar de um UGC, o vídeo UFC Cachaça não teria o Moisés se não fosse pelo UGC de cena favorita que vimos acima.

Ainda na parte dos vídeos, é muito comum vermos usuários tirando seus ícones de contexto. Como seria, Silvio Santos jogando GTA? Ou navegando no Face?

 

 

Fan Pages: Página do Silvio Santos.

Não, não estou falando apenas das Fan Pages do Facebook. Essas costumam ser criadas para os usuários. Estou falando de páginas criadas PELOS usuários. Esse site é do Levy Fioriti. Conheci ele quando trabalhei no Festival SBT 30 Anos e fiquei impressionado com o conhecimento que ele tem sobre o Silvio Santos. O Levy criou uma página em homenagem ao apresentador e reúne muita coisa bacana sobre a vida dele. Da até pra jogar o clássico jogo do Peão. Vale a visita.

Memes.

O Meme é filho da era das redes sociais. Ele nasceu como uma maneira extremamente rápida de produzir uma tirinha de uma piada, para contar aos amigos digitais. É claro que esse processo relâmpago resultava num desenho tosco. O exagero dessa tosquice se tornou o principal atrativo, virou linguagem. Depois isso evoluiu para piadas com frases, usando edições simples de imagem. E acredito que em breve isso vai se popularizar nas edições de vídeo. Afinal de contas, Instagram e Vine estão aí, né?

Na minha opinião, o que mais caracteriza um meme é a velocidade em que ele é produzido. Bora debater o conceito de Meme nos comentários?

 

Profiles Fakes.

Trata-se de levar a presença do ídolo para serviços online utilizados por pessoas comuns no dia a dia. É parecido com a questão da Fan Page, mas com a diferença de que alguns usuários resolvem entrar na pele de seus ídolos. (Lembra da historinha?)

Twitter@SilvioSantos / @silvio_do_sbt /

As duas contas de Twitter abaixo usam a imagem do melhor camelô que o Brasil já viu, pra vender celulares.

@santosAbravanel / @sigasilvio

Perfil no YahooSilvio Santos Sexy

Last.fm do Silvio Santos

Tumblr do Silvio Santos

Games do SS.

Usuários que entendem um pouco de programação, podem se divertir à beça desenvolvendo games de seus ídolos. Esse site reúne alguns jogos feitos por fãs.

SS-jogo

Se você conhece mais algum UGC legal do Silvio, posta o link nos comentários que eu atualizo no post. =)

Leia também

Leia também

spot_img