ESPN Sync: aplicativo para transmissões de futebol.

ESPN Sync: aplicativo para transmissões de futebol.

O aplicativo ESPN Sync serve como uma boa referência de conteúdo transmídia em transmissões de futebol. Desenvolvido em parceria com a Mobovivo, ele foi lançado em Outubro de 2013 apenas para a plataforma iOS, mas em breve esse ótimo aplicativo ganhará também uma versão para Android. Uma equipe da ESPN está dedicada à produção de conteúdo para o app, que promete ficar ainda melhor com o tempo.

Apesar de não trazer grandes inovações no que diz respeito à interface e a navegabilidade, eles não cometeram nenhum erro nesses quesitos. Além disso, a arquitetura de informação está muito bem feita. Tudo é muito intuitivo e simples de achar, o que aprimora bastante a experiência do usuário. Vamos ver os pontos fortes e fracos desse ‘must have’?

ESPN Sync: Pontos Fortes.

De um modo geral, esse app tem mais prós do que contras. Os desenvolvedores acertaram ao colocar o conteúdo que interessa logo de cara. Ao abrir o aplicativo, é possível ver um slider com os jogos da rodada. Para os que já terminaram, o usuário pode ver o placar final e acessar o resumo da partida. Para os que ainda irão acontecer, é possível (com apenas um clique!) programar um alerta para momentos antes do jogo começar.

espn-sync-review-1

O mais importante aparece primeiro.

A timeline.

Ao abrir uma partida, somos levados para uma linha do tempo com os eventos do jogo. Uma das coisas que mais me chama a atenção é a presença de replays em vídeo na timeline. Conteúdo certo, no lugar certo, porém na hora errada. Falarei mais sobre isso nos pontos negativos.

Ainda sobre a timeline, ela é atualizada em tempo real com os eventos da partida: substituições, cartões, gols, defesas e outros lances importantes. Enquetes e informações extras completam a narrativa dessa área do aplicativo.

espn-sync-review-2

Alguns dos elementos usados na timeline da partida.

Interatividade.

No menu abaixo da timeline da partida, podemos conferir diversas informações sobre o jogo: escalação e formação dos times, estatísticas, chat e uma lista com os resultados das enquetes. Vamos detalhar melhor os recursos presentes nesse menu.

  • Jogadores: Esse menu tem a escalação completa, titulares e reservas, de ambos os times. A escalação é atualizada de acordo com os eventos da partida, recebendo indicações de substituição, cartões e gols. Se você clicar no nome do jogador, será levado ao profile dele. Ali é possível ver mais informações sobre o jogador, lhe dar uma nota ou substituí-lo;

espn-sync-review-3

  • Chat e perguntas dos Talents: Outra área interessante do aplicativo é o chat. Ali é possível conversar com outros usuários sobre a partida. Quem desejar, pode enviar uma pergunta para os narradores e comentaristas da ESPN e compartilhar nas redes sociais. No menu ao lado do chat, há uma área dedicada às perguntas feitas pelos Talents da ESPN. Os usuários que acertam as respostas ganham pontos. Isso nos leva para outro quesito importante do aplicativo;espn-sync-review-4
  • Gameficação: As interações dos usuários geram pontos, que ajudam a montar um ranking dentro do sistema. Gameficação é uma forte ferramenta para engajar usuários, em especial a geração Y ou millennials, e a ESPN acertou ao incluir isso no seu aplicativo. Para responder algumas das perguntas feitas pela ESPN, os usuários precisam assistir ao jogo e observar os comentários da transmissão. Portanto, a gameficação é usada também como uma estratégia para unir as duas telas de modo eficiente. Resta saber quais serão as ações pensadas para premiar os melhores colocados dentro do sistema;espn-sync-review-5
  • Estatísticas do jogo: Nesse painel é possível acompanhar a evolução das estatísticas do jogo. Posse de bola, gols, cartões, impedimentos, defesas, escanteios, finalizações e faltas compõe a tabela de informações. Não há muitas opções nesse painel, além da simples visualização dos números;espn-sync-review-6

ESPN Sync: Pontos Fracos.

Apesar de ser um ótimo aplicativo, ainda há o que melhorar. Pelo que pude perceber, a monetização é baseada em banners. Um deles fica na parte inferior do aplicativo e outro na timeline. Esse é um método de monetização que se originou quando a internet ainda era estática. Depois tivemos uma revolução de interatividade, com o que foi chamado de Internet 2.0, e agora estamos passando pela revolução do mobile. Ou seja, já faz algum tempo que os banners deixaram de ser uma boa opção para fazer dinheiro com aplicativos. Na verdade, no mercado de aplicativos, eles nunca foram boa opção.

espn-sync-review-8

A equipe comercial da ESPN precisa olhar com mais calma para o produto que possuem em mãos para visualizar as diversas possibilidades de monetização que ele oferece. Outro ponto fraco está nos replays. Os lances são publicados apenas após o término da partida. E quem não pode ficar na frente da TV e quer acompanhar os lances pelo aplicativo? Fica como? Vale lembrar que o Twitter, numa parceria com a CBS, já fez a transmissão de pequenos vídeos dentro de Tweets. A própria ESPN já utilizou esse recurso em transmissões de jogos.

espn-sync-review-7

Atualmente, o ESPN Sync conta com poucos replays e eles chegam na hora errada. Um último ponto fraco está na atualização das estatísticas dos jogos. Várias partidas que consultei estavam com informações incompletas.

Oportunidade?

O ESPN Sync, logicamente, é focado nos campeonatos transmitidos pela ESPN aqui no Brasil. Contudo, o aplicativo é tão interessante que fica aquela vontade de acompanhar os jogos do paulistão ou do brasileirão com ele. Porém, será bastante difícil vermos esse conteúdo no ESPN Sync. Acredito que existam restrições contratuais para a exploração desses campeonatos nacionais na internet, em especial relacionadas aos direitos de imagens dos jogadores.

Porém, uma coisa é fato: a ESPN já possui um ótimo produto em mãos. Adaptar a tecnologia para outros campeonatos não deve exigir investimentos tão pesados quanto o desenvolvimento de um aplicativo do zero. Seria interessante se a ESPN fizesse parcerias para oferecer esse produto para emissoras de TV aberta. Ampliar a distribuição do aplicativo para um mercado que não é seu concorrente, seria uma ótima alternativa para monetizá-lo. Como telespectador, não vejo a hora de ter um bom app de segunda tela pra acompanhar os jogos do tricolor paulistano. #VamoSãoPaulo !

Informações deste review.
Dispositivo: iPhone 4, 16Gb, iOS 7.
Versão do aplicativo:ESPN Sync v.2.0.2.
Desenvolvedor Mobovivo Second Screen Solutions

Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro.

5 Comentários

  1. Gilmar 6 anos atrás

    Não estou entendendo a pontuação no ESPN SYNC, no jogo de hoje (22/03) entre Chelsea 6 x 0 Arsenal, fiz 100 pontos, inclusive o primeiro gol seria de Eto’o. Só foram computados 55.

  2. Gilmar 6 anos atrás

    Prezados administradores do ESPN SYNC, gostaria de uma revisão na minha pontuação de hoje pois foram computados somente 95, sendo que fiz 195 nos dois jogos de hoje 22/03.

    • Autor
      Matheus Colen 6 anos atrás

      Olá Gilmar.

      Não sou o administrador desse aplicativo. Apenas escrevi um review sobre ele.
      Contudo, estou certo de que os desenvolvedores poderão lhe ajudar. Vou encaminhar os seus comentários pra eles.
      Quando responderem, aviso aqui.

      Abs.

  3. jair Bendito Souza Passos 5 anos atrás

    Espero q eu goste disso…

  4. Pedrinho Soares 4 anos atrás

    A melhor opçao de acompanhar o futebol pelo mundo…que pena primeiro tempo PEPE fazendo lambança…abços..Pedrinho Soares Arapoti Pr

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 × 4 =