Ação social com Minecraft: Repensando o espaço público

Games > Ação social com Minecraft: Repensando o espaço público

Além de ser um dos maiores jogos de todos os tempos, e de entrar na sala de aula como ferramenta de ensinoMinecraft também está sendo usado como ferramenta de transformação social. A Mojang, desenvolvedora do jogo, fechou uma parceria em 2012 com a UN-Habitat, que é uma organização das Nações Unidas focada na qualidade de vida dos assentamentos humanos em regiões pobres ou de conflito, transformando esses locais em cidades melhores para se viver.

Repensando o espaço público com um jogo de videogame.

Block by Block - Ação social com Minecraft - Logo.

O programa chamado Block by Block, leva até essas comunidades diversos computadores com o jogo instalado. Os organizadores reconstroem a região dentro do universo do jogo e depois convidam as crianças da região para ajudarem a repensar como melhorar aquele espaço. Depois de uma breve aula sobre como jogar Minecraft, as crianças começam a construir sozinhas aquilo que elas acham que ficaria bacana na região onde vivem.

O impacto da ação social com Minecraft.

Espaço público reconstruído dentro do Minecraft

Os ativistas auxiliam as crianças durante esse processo até que a maquete virtual esteja pronta. Depois disso, as alterações que as crianças fizeram no terreno dentro do universo do jogo, são implantadas na realidade criando um impacto positivo da rotina daquela região.

Por meio dessa ação envolvendo arquitetos, videogame, ativistas e toda a comunidade, as crianças poderão ver e experimentar os resultados de suas ideias. Elas irão aprender na prática a como colaborar com a melhora da qualidade de vida daquele espaço público. Uma ideia genial que produz um impacto extremamente positivo na educação das crianças e na vida da comunidade como um todo. Block by Block está presente em 35 países entre África, América Latina, Asia e Europa.

Leia também

Leia também

spot_img