Mas afinal, o que é Minecraft?

Games > Mas afinal, o que é Minecraft?

Se você tem filhos, sobrinhos, enteados, ou alguma criança na sua família, você provavelmente já sabe do que se trata o termo Minecraft. Mas se você não sabe, hoje vamos explicar um pouco mais sobre esse assunto que parece estar na mente de todas as crianças do planeta.

O que é Minecraft?

Minecraft é um jogo de videogame, hoje disponível em diversas plataformas, do pc ao mobile, que consiste em minerar recursos para construir coisas. É uma espécie de Lego digital onde os ambientes são gerados aleatoriamente pelo jogo. Para as crianças, é um passatempo divertido quebrar os blocos, pra juntar recursos e construir uma casa. Para adultos, esse jogo consiste em recriar o mapa de Game of Thrones, montar a sua própria Estrela da Morte de Star Wars, construir castelos gigantescos e por aí vai. Minecraft é um ambiente para você soltar sua imaginação.

A versão inicial do jogo não possui história. Não há uma princesinha linda e cheirosa para ser resgatada do castelo do dragão. Há apenas você, os blocos e o que sua criatividade mandar você fazer com eles. Minecraft pode ser jogado com seus amigos, e vocês podem construir juntos seu próprio castelo e, quem sabe, até colocar uma princesa dentro.

Recentemente, algumas expansões foram lançadas para o jogo. Há um modo história, com uma aventura a ser seguida. Além disso, há uma versão educativa do jogo, que iremos abordar melhor em outro post.

A história do Minecraft e seu criador Markus “Potch” Persson.

markus-persson-Minecraft

Markus é um sueco de 37 anos, que hoje figura no ranking de biolionários da Forbes. Ele também é conhecido pelo seu apreço pela luxúria. Hoje Markus possui muito mais dinheiro do que consegue gastar, mas antes de 2009 as coisas não eram bem assim. Persson não terminou o segundo-grau e sua família enfrentou uma série de dificuldades.

Introspectivo e com pouca habilidade para fazer amigos, Markus se debruçou no mundo virtual passando dezenas de horas no computador da família durante a infância. Ele se tornou programador e conseguiu um trabalho na King Entertainment, a empresa que desenvolveu o jogo Candy Crush. Lá ele conheceu seu sócio, um outro programador, e eles tinham várias ideias de jogos juntos. Minecraft era um dos projetos pessoais que Markus fazia no tempo livre.

Em 2009 ele publicou uma versão inacabada do jogo num fórum de games independentes. Em 2010, ele abriu a própria empresa: a Mojang. Um ano depois, Minecraft já havia vendido um milhão de cópias. Em julho de 2011, já eram mais de 10 milhões. Markus chegou a dar um bônus de 3 milhões de dólares aos 25 funcionários da empresa. Sucesso do mercado de indie game, ele dizia que nunca iria vender seu jogo para empresas “do mal”.

Porém, com o passar do tempo, Markus não conseguiu resistir à pressão relacionada à empresa, ao jogo e aos fãs de Minecraft. Ele sentiu que já era tempo de se separar de sua criação, deixando que outras pessoas tocassem o desenvolvimento de sua obra a partir dali. Em Novembro de 2014, a Mojang foi vendida por 2,5 bilhões de dólares para a Microsoft.

O poder da comunidade de Minecraft.

Em pouco tempo, Minecraft se tornou um dos termos mais pesquisados no Google. No gráfico acima, gerado lá no Google Trends, podemos perceber a importância desse jogo dentro do maior mecanismo de busca do mundo. O termo Minecraft possui mais procura do que Lady Gaga e Justin Bieber juntos em diversos momentos.

Outro jogo que consegue rivalizar com esse indie game, é apenas um dos maiores sucessos da indústria dos games até hoje: GTA. Uma briga digna de David e Golias. Aquele pico de pesquisas pelo termo GTA em 2013 se deve ao fato do lançamento da quinta versão do jogo, que explodiu alguns recordes de vendas.

Esse extenso volume de pesquisas no Google indica uma verdadeira comunidade de jogadores e aficcionados pelo jogo. Sites especializados, fóruns, canais do youtube com gameplays e dicas fazem muito sucesso e são o tipo de coisa que a criançada procura quando joga esse termo no Google.

No Brasil, o YouTuber RezendeEvil, o jovem Pedro Afonso de 19 anos, é um caso de sucesso entre as crianças. Seu canal no YouTube passa dos 7 milhões de inscritos, e já ultrapassou a marca de 2 bilhões de views. Somente Galinha Pintadinha e Porta dos Fundos estão à sua frente.

Os vídeos do RezendeEvil são dicas e histórias que ele cria dentro do jogo. Lembra que o Minecraaft é tipo um Lego? Ele constrói suas coisas lá no mundo dos bloquinhos e bota a imaginação pra fora criando histórias pra garotada assistir no YouTube. O RezendeEvil posta vídeos todos os dias e possui uma equipe de 7 pessoas ajudando ele a manter o canal. Com certeza, seu filho, sobrinho ou enteado já viu algumas dezenas de vídeos dele.

Minecraft no cinema.

Para os fãs o jogo, já existe uma data para o universo dos quadradinhos chegar às telonas do cinema. Segundo o blog da Mojang, o filme será lançado no dia 24 de Maio de 2019. Fico curioso para saber como eles estão desenvolvendo isso para o formato de longa metragem.

E você, joga Minecraft? O que acha do jogo? Escreva pra gente nos comentários. =)

Leia também

Leia também

spot_img