RCM 2016 – Nike – Marca e Conteúdo – Cases Social Media

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Nos tempos em que as redes sociais fazem parte da rotina das pessoas, qual a melhor maneira de uma marca se posicionar para conseguir comunicar seus produtos? Os anúncios já não possuem o mesmo impacto de antes e as novas ferramentas tecnológicas trazem a possibilidade de se construir relações. Vários cases em Social Media da Nike foram apresentadas neste painel, como forma de estreitar relacionamento com o público.

Gilberto, da BigBonsai, e Cristiano Coelho, que trabalhou na estratégia de marca da Nike, falaram mais sobre esse assunto. O que eles fizeram neste painel, basicamente, foi apresentar os principais cases da Nike em mídias sociais.

Cases de conteúdo Nike em Social Media.

Gilberto começou explicando que os projetos foram realizados em parceria entre a produtora e a Nike. Isso porque a marca tem responsabilidade sobre toda a comunicação que estabelece com seus consumidores. Não existe um manual ou conjunto de regras a serem seguidas para criar a comunicação.

O foco deles é sempre em construir a relação com o cliente da melhor maneira possível. Isso abre espaço para ideias novas. Para exemplificar isso, eles apresentaram o vídeo comemorativo que a Nike preparou na final do campeonato carioca em 2007, com 3’46”.

 

Cristiano Coelho ressaltou que na internet o importante é o calor do momento. O vídeo foi produzido num tempo recorde para não perder o timming da final do campeonato e a comemoração do título. Em duas semanas foram mais de 500 mil visualizações. Esse sucesso motivou outras ações da Nike na área de futebol para o online. A campanha para uma nova chuteira contou com um vídeo do jovem Neymar brincando num treino.

 

Nike e o futebol de rua.

Identificar melhor as demandas do público é fundamental. O próximo case da Nike reflete o resultado de uma pesquisa. O objetivo da marca era lançar produtos para futebol de salão. Porém, durante o desenvolvimento do projeto eles perceberam a importância e o crescimento do futebol de rua. Isso virou uma campanha e teve como referência o que a Nike havia feito com o basquete de rua nos EUA durante os anos 90.

Além disso, houve a criação de um programa para televisão, abordando exclusivamente o universo do futebol de rua. A ideia de criar o programa veio a partir da pesquisa documental que foi feita para a campanha. O programa foi exibido pela MTV e se chamou ‘Batalha das Quadras”.

 

Eles apresentaram ainda outros dois vídeos. Um se tratava de uma brincadeira com o Viola, jogador da seleção, dizendo que ele foi responsável pela vitória do Brasil na Copa porque foi desconcentrar o Roberto Baggio antes da cobrança do pênalti. O vídeo foi uma divulgação para o jogo amistoso entre as duas seleções.

 

Outro vídeo destacado foi uma produção para final da Copa do Brasil de 2009. Trata-se de um vídeo motivacional para os jogadores do Corinthians e que foi exibido na concentração antes da partida.

 

Aplicativo de Futebol.

Finalmente, eles falaram sobre o aplicativo da Nike, que auxilia no treinamento de futebol. São vídeos com exercícios para serem praticados. O objetivo é incentivar a criação de uma comunidade de futebol. Na opinião deles, o aplicativo está se tornando uma peça chave na comunicação com o público.

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