RCM 2016 – Estratégia Amazon Prime Kids & Family

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O mercado de vídeo on demand está pegando fogo. Quando falamos nesse tipo de serviço no Brasil, a primeira empresa que nos vem à mente é a NETFLIX. Contudo, outros gigantes do mundo da tecnologia também são figuras importantes no mundo do video online. O Google é o maior destino de vídeo digital do mundo com o YouTube. E a Amazon, um verdadeiro titã do e-commerce, também tem serviço de VoD chamado Amazon Prime Video.

Neste painel, Tara Sorensen, líder de conteúdo original infantil da Amazon, abordou a estratégia de produções originais para crianças dentro da plataforma Prime Video.

Amazon Prime Video e o poder do conteúdo original.

Parece que o pessoal da Amazon aprendeu com a experiência dos primeiros anos de vida online da Netflix. Quando a Netflix começou a entrar no mercado de VoD, a principal dificuldade da plataforma estava no licenciamento de conteúdo dos estúdios para serem ofertados aos assinantes pela internet. Os grandes estúdios viam a empresa como concorrência e isso encarecia ou inviabilizava a aquisição de filmes e séries. A estratégia da Netflix foi investir em produções originais, em vez de insistir apenas em comprar conteúdo. E, cá entre nós, eles fizeram um golaço. Tara Sorensen foi enfática ao falar sobre isso.

Conteúdo original é a principal tendência para as plataformas de VoD.

Segundo Tara, o conteúdo original é a razão do sucesso do vídeo on demand. Portanto, a Amazon também está investindo pesado nisso. O foco deles é no mercado do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Japão. O serviço ainda não é ofertado oficialmente no Brasil.

Produção infantil original da Amazon Prime Video.

Tara disse que está no negócio infantil há cerca de 20 anos, tendo atuado em diversos estúdios. Há cerca de 5 anos ela percebeu que era muito difícil para o produtor independente vender o conteúdo para as grandes redes. Portanto, o momento era de oportunidade para esses produtores se reinventarem. Desde então, o mercado de conteúdo infantil cresceu muito rápido.

A Amazon já produziu 250 horas de programação infantil original. Eles procuram por projetos que tenham uma marca ou conceito sólido o suficiente para render lucro com propriedade intelectual. Além de terem histórias para contar, esses projetos precisam vir com mundos a serem desbravados pelos espectadores.

Quais projetos infantis a Amazon busca no mercado?

Os projetos podem ser enviados por meio dos Source Programs, ferramenta pela qual a Amazon faz a captação dos projetos usando a internet. Não é preciso ter experiência anterior para enviar uma ideia para eles. A base da produção da Amazon está em Los Angeles, porém a eles compram e produzem projetos com produtores e estúdios ao redor do mundo. O time de aquisições também se envolve quando a oportunidade de compra de um produto finalizado aparece.

Eles estão procurando projetos que sejam espertos, que atraiam a atenção do público. Além de serem orientados por bons personagens, as ideias devem ser inovadoras e os programas precisam ter um desenho de roteiro interessante. Tudo isso pois os conteúdos devem ser relevantes para as crianças, mas sem perder a graça e a emoção.

Programas destinados às crianças em idade pré-escolar também estão no radar da Amazon. Devem ser histórias fáceis de contar. Além disso, é importante que os pais vejam valor nos projetos apresentados. Isso porque, apesar do conteúdo veiculado na plataforma ser infantil, quem faz a assinatura do serviço são os pais das crianças. Portanto é importante que o programa crie engajamento nas crianças e nos pais sobre o que está acontecendo na vida de seus filhos.

Quanto aos temas e às técnicas de animação e produção, eles não focam em nenhuma em específico. Tara afirmou que eles buscam uma variedade grande de coisas. O importante para o portfólio de originais da Amazon é possuir produtos para toda a família. Além dos conteúdos infantis, eles também estão realizando adaptações dos livros mais vendidos na plataforma da Amazon.

O produtor que quiser enviar projeto não precisa se preocupar tanto em apresentar o visual do produto. Eles valorizam muito as ideias e a palavra escrita. Se o conceito estiver sólido o suficiente, isso já basta para uma aprovação do projeto.

Tumble Leaf

Como exemplo, Tara apresentou um vídeo da produção Tumble Leaf destinada ao público pré-escolar. Ela explicou que este é um bom exemplo de programa que engaja crianças e adultos ao mesmo tempo, pois encoraja pais e avós a brincarem com as crianças, resgatando a proximidade entre os familiares.

Além disso, esse programa incentiva as crianças a sair da frente da TV e a ver o mundo lá fora também. Tumble Leaf não manda a criança comprar nada. As brincadeiras que ele sugere podem ser reproduzidas e são de fácil acesso para todos. Produzido em Stop Motion, um dos diferenciais do projeto é o diálogo realista entre os protagonistas, usando a linguagem das crianças dessa faixa etária.

Amazon é família.

Pegando o gancho do Tumble Leaf, Tara aproveitou para explicar o posicionamento do conteúdo da Amazon. Trata-se de uma marca para a família.

Cada membro da família possui um motivo diferente para amar a Amazon.

A empresa tenta criar conexões nas famílias, fazendo-as gastar mais tempo juntas. Por isso é preciso que os projetos possuam um universo que se expanda além do conteúdo audiovisual da série. São histórias que ofereçam um universo mais sofisticado, onde é possível entrar a fundo na história explorando arcos dramáticos maiores.

 

Ela apresentou o trailler da série Gortimer Gibbons. É um produto que mistura dramatização com animação para representar a imaginação das crianças.

Como enviar projetos para a Amazon?

A Amazon aceita projetos de criadores individuais e independentes. Basta acessar este link para enviar sua ideia. Os projetos infantis recebidos pelo site são avaliados pela Tara e sua equipe. Quando a ideia soa interessante, eles produzem um episódio piloto com qualidade de produto final. Em seguida, publicam na plataforma para observar a reação do público.

Diferentemente do que acontece na NETFLIX, os produtores tem acesso aos dados de consumo do produto piloto: likes, dislikes, estrelas, views etc. Desse modo eles identificam melhor a demanda e adaptam o projeto. Eles costumam produzir tudo internamente, mas estão abertos a co-produção.

Processo de avaliação dos projetos.

Os investimentos em originais estão à todo vapor. Em 2015, a Amazon lançou cinco séries infantis. Em 2016 o plano é lançar entre 10 e 12 séries. Será praticamente uma série nova todo o mês. Mas como um produto sai do papel para chegar às prateleiras virtuais da Amazon Prime?

Depois que o projeto é recebido na Amazon, a equipe de Tara avalia e responde o produtor em 45 dias. Tara acredita que os melhores conceitos de séries são os que vem do coração e da visão de mundo dos criadores. Quando eles se interessam por alguma ideia, eles pedem mais informações como a bíblia e o design visual do projeto. Em seguida eles definem quais projetos irão receber o investimento para a produção do piloto de teste. As alterações e decisões são feitas com base nas estatísticas de consumo desse conteúdo dentro da plataforma. O passo a seguir é a decisão de produzir ou não a série.

A aprovação de um projeto para a gravação de piloto costuma demorar cerca de 12 meses. Quando o piloto é aprovado, ainda levam mais 7 meses até iniciar a produção. Apesar da maioria dos conteúdos serem de curta duração, eles também possuem uma divisão de programas de 30 minutos focados em comédia. Há ainda projetos para blocagem de uma hora e longa metragens originais.

Como o time de produção deles é pequeno, a prioridade é para conteúdos de live action que possam ser gravados em Los Angeles. Desse modo a equipe pode acompanhar mais de perto o desenvolvimento do projeto.

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