RCM 2016 – APPs & Kids

Audiovisual > RCM 2016 – APPs & Kids

Qualquer pessoa que possui criança pequena em casa, ou tem um afilhado, sobrinho ou neto, já foi capaz de testemunhar a facilidade com que eles interagem com a tecnologia. Interfaces touch, videogames, tablets e smartphones conectados em redes de alta velocidade são coisas naturais para essa nova geração.

O futuro do consumo de mídia e de conteúdo audiovisual passa pela maneira como essa nova geração está se apropriando das tecnologias que já existem. Portanto, é preciso olhar com carinho para esse público. Neste painel foram apresentados três cases de apps infantis.

APPs infantis – Plataforma de livros interativos da Kidint

A plataforma de livros interativos Kidint foi apresentada pelo Bruno. Ele explicou que o Kidint nasceu ao perceberem a necessidade de uma ferramenta que fosse capaz de dar suporte para a educação nos primeiros anos de vida das crianças. Essa é uma fase muito importante para o desenvolvimento do cérebro. Portanto, ter uma ferramenta que potencialize esse desenvolvimento é uma necessidade a ser suprida.

A demanda foi percebida pela empresa ao levarem em consideração o fato de que boa parte dos pais sai para trabalhar e deixa os filhos pequenos em creches ou com cuidadores em casa. Na grande parte das vezes, essas pessoas encarregadas de cuidar dos filhos não possuem instrução suficiente para colaborar ativamente no desenvolvimento das crianças.

O objetivo da plataforma é suprir esse problema. O foco dos conteúdos da plataforma estão em obras que promovam o desenvolvimento da criança, baseando-se nos quatro pilares da empresa:

  • estímulo à leitura;
  • entretenimento educativo;
  • desenvolvimento cognitivo;
  • relacionamento pais e filhos.

Pais e filhos usam o APP juntos

Um ponto interessante nesse projeto é que ele não utiliza a tecnologia para substituir uma “obrigação” na disputada agenda dos pais. Ao contrário, ele incentiva que os pais leiam e interajam com os filhos por meio dos recursos oferecidos na plataforma, como o da leitura compartilhada. Ao final dos livros, há games que ajudam a criança a fixar as informações aprendidas naquela história. Os games mudam a cada vez que a criança termina o livro, oferecendo sempre um novo desafio.

No lado dos pais, existe um dashboard completo. Trata-se de uma ferramenta de Big Data sobre o consumo de conteúdo pelos filhos na plataforma. É possível saber quais livros foram lidos, quais já foram terminados e quais estão em andamento e por aí vai. Atualmente existem mais de 380 livros disponíveis na plataforma em três línguas: inglês, português e espanhol.

Quanto ao modelo de produção dos livros, o Kidint possui uma comunidade de desenvolvedores que trabalham com diversas tecnologias web. Portanto, o autor não precisa desenvolver tecnicamente o conteúdo interativo do livro caso deseje publicar na plataforma.

ZooMoo – aplicativo baseado em animais.

Em seguida, Julio apresentou o aplicativo ZooMoo, atualmente presente em 27 países. O ZooMoo é um aplicativo que se baseia nos animais para colaborar com o desenvolvimento das crianças. Além do aplicativo interativo, o ZooMoo é também um canal de televisão direcionado ao público pré-escolar, que é oferecido pela operadora Sky.

O ambiente do APP é uma ilha. Lá as crianças irão descobrir diversos tipos de animais. Elas precisarão cuidar deles, alimentando-os. No ZooMoo o usuário coleciona os animais e pode compartilhar suas descobertas com os pais pelo meio do aplicativo. Nesse processo, a criança aprende muito sobre biologia e natureza. Há também um game de cartas dentro do app.

O ZooMoo também apresenta uma área para os pais acompanharem o desenvolvimento dos filhos, verificando quais animais já foram descobertos e quais estão sendo colecionados pelo filho. Há também histórias para que o pai conte ao filho, incentivando a interação na família.

O aplicativo também conta com um recurso de segunda tela, onde se torna um conteúdo complementar ao que está sendo transmitido pela TV através do canal do ZooMoo. O aplicativo reconhece o audio da televisão para sincronizar os conteúdos em tempo real.

Amigãozão da 2D Lab

O último case do dia foi o da animação Amigãozão, da 2DLab. Apresentado pelo André, o Amigãozão  é uma série de animação infantil que tem foco na emoção. André mostrou o aplicativo desenvolvido para smartphones e tablets.

O app conta com um game em realidade virtual, para ser utilizado com o GoogleCard Board. Se você não sabe o que é isso, leia o resumo sobre o painel de realidade virtual.

Leia também

Leia também

spot_img