Técnicas de roteiro e o processo criativo.

0

O vídeo acima é uma ótima pedida para quem gosta de escrever. O roteirista em questão é Dustin Lance Black, vencedor do Oscar de melhor roteiro em 2009 com o longa Milk, estrelado por Sean Penn. Dustin fala sobre seu processo criativo e sobre como ele organiza o trabalho da criação até a escrita final do roteiro.

Sean Penn em Milk

Técnicas de roteiro.

Existem vários livros e cursos sobre como escrever roteiro, como estruturar histórias, como criar personagens e universos para engajar a audiência. Todas as técnicas para estimular o processo criativo e o trabalho de escrita são válidas. Contudo, é importante ter em mente uma coisa: você não precisa seguir essas regras à risca.

Com o tempo, cada roteirista acaba desenvolvendo sua própria técnica de trabalho. Dustin organiza de uma maneira interessante a técnica dos cartões. Cada cartão corresponde à uma cena, ou uma etapa da história. Dustin adiciona nesses cartões, algumas anotações e rascunhos sobre coisas que seriam legais naquela cena. Ou seja, além do cartão, existem papéis cheios de rabiscos com falas de personagens, situações, ideias de abordagem da cena e etc.

Dustin possui uma mesa bem grande para distribuir seus cartões e alinhar aquilo que será realmente contado na história. No vídeo ele explica muito claramente cada etapa do trabalho.E ao final, ele ressalta uma coisa muito importante. Para o roteiro ser bom, é preciso que a história seja verdadeira. E quanto mais pessoal for essa história, mais verdadeira ela será. Quando os roteiristas tentam manter suas histórias muito “universais” elas acabam por se distanciar da verdade. O resultado final nem sempre é satisfatório.

Portanto, estude as técnicas, adapte elas ao seu processo criativo e tente ser o mais verdadeiro possível ao contar sua história. Vale a pena assistir. =)

Indicações de leitura.

Se você quiser aprender mais sobre técnicas de roteiro, os post’s e os livros abaixo podem conter informações interessantes pra você.

Guia do Produtor Executivo

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre produção audiovisual, elaboramos um material imperdível. É o Guia do Produtor Executivo. 

Serão quatro eBooks ao todo, reunindo as principais informações para que você possa desenvolver melhor seus projetos. O primeiro volume faz uma grande introdução à produção audiovisual.

O eBook já está disponível no site da Amazon, por um preço bem acessível. Adquira já o seu e leia em qualquer dispositivo.