O que o GTA V fez com a narrativa ao usar 3 protagonistas

Games > O que o GTA V fez com a narrativa ao usar 3 protagonistas

Quem joga GTA sabe que se trata de um jogo politicamente incorreto. Aliás, extremamente incorreto. Muitas mães ao redor do mundo nunca irão gostar dele. Essa é uma discussão que sempre teremos quando jogos que usam violência ganham notoriedade. Mas eu não quero começar uma discussão com argumentos morais. Eu realmente não acredito no fato de que pessoas irão matar alguém na rua somente porque isso é um comportamento normal no jogo. Sejamos francos, as pessoas gostam de jogar exatamente pelo fato de que o jogo não é a realidade. Para mim, GTA sempre foi um ótimo lugar para atirar e correr alucinadamente sem nenhum motivo. Claro, a história oferece a chance de desenvolver o personagem na medida em que você evolui no jogo. Mas algumas vezes, para mim, o GTA é sobre corrida e tiro. Quando a Rockstar decidiu usar 3 protagonistas para desenvolver a história, as coisas ficaram mais interessantes.

Se você já jogou pelo menos dois outros títulos da série, deve ter notado que a Rockstar focou seus esforços no aprimoramento do universo virtual. Nos gráficos, na mecânica, na história e nas interações com a realidade virtual. Você pode comprar coisas dentro do jogo, como armas e roupas. Carros você não precisa, pois é possível roubar um a qualquer hora, em qualquer lugar. Você também pode conquistar objetivos pessoais que não estão relacionados com a história principal. Por exemplo, com o CJ no GTA3, você podia ir pra academia malhar e aumentar a massa muscular do personagem. Esse tipo de interatividade permite aos jogadores fazerem o que eles quiserem nesse universo, e não o que os roteiristas e programadores do jogo planejaram para eles fazerem.

Aprimorando a verossimilhança do personagem

Bem, GTA V vai ser lançado em breve e a Rockstar publicou alguns vídeos para mostrar o que os jogadores podem esperar do novo título da série. Uma das principais novidades foi a existência de três protagonistas. Alguns podem perguntar “por que a Rockstar escolheu essa abordagem para o novo jogo?”. Bem, na verdade eles ainda estão lutando para melhorar o universo virtual e essa foi uma grande ideia para fazer as histórias que acontecem dentro do jogo ainda mais reais.

Pense comigo. No GTA IV, por exemplo, se Nico Belic encontrasse algum amigo no bar, talvez o Roman, e começasse a falar sobre uma situação curiosa que aconteceu no dia anterior, ele iria dizer algo do tipo: “Sabe Roman, eu estava perseguindo um traficante com meu carro roubado quando a polícia começou a atirar sem motivo algum! Eles bateram no meu carro, eu tive que matar os dois policiais e fugir a pé. Pouco tempo depois, eu tava comendo um hotdog perto de casa quando vi o traficante de novo. Então eu atirei um míssil naquele filho da puta. Se a polícia não tivesse aparecido antes, eu não precisaria ter gasto um dos meus mísseis.”

GTA V
Nico Bellic trampando.

Oi? Nem o cara mais malvado do mundo teria um dia como esse. Todo mundo faz ‘coisas normais’. Tomam banho, saem com amigos, trabalham. A verdade é que Nico Belic é o cara malvado em cada minuto de sua vida dentro do jogo. E é fácil saber o motivo. Jogadores, especialmente aqueles como eu, jogam o GTA para roubar um carro e atirar mísseis sobre pessoas que não possuem a mínima chance de defesa. Se Nico Belic tivesse de fazer coisas normais no jogo, o GTA seria algo entediante.

Contudo, se você utiliza três protagonistas essa realidade pode ser melhorada. Jogadores poderão escolher um entre os três personagens para jogar e será possível mudar de personagem a qualquer momento. Quando você faz essa alteração, poderemos encontrar o personagem lavando o carro com o filho. Pensando na história que esse personagem poderia contar numa mesa de bar, ele diria algo do tipo: “Eu estava lavando o carro com meu filho quando lembrei que a loja do final da rua não tem câmeras de segurança. Então fui lá e roubei.”

A Rockstar transferiu a tendência de fazer coisas ruins para os jogadores, deixando os personagens ainda mais reais. É como se os jogadores fossem aquela voz do diabinho dentro da cabeça dos protagonistas dizendo. “Vai, rouba aquele carro e atira na cabeça daquele cara!”. GTA V tem tudo para ser um novo sucesso da série.

O primeiro trailler oficial do GTA V

 

Leia também

Leia também

spot_img