Banksy: Exit Through The Gift Shop – review

Blog do Matheus Colen > Análises e Opiniões > Banksy: Exit Through The Gift Shop – review

Banksy é um grafiteiro britânico que não possui sua identidade revelada. Ele é o tipo de artista que consegue imprimir uma característica tão forte em suas obras, que não é preciso assiná-las para sabermos que é dele. Em 2010, ele lançou um documentário chamado “Exit Through The Gift Shop”, no qual aborda a sua história ao lado de um videomaker alucinado.

Exit Through The Gift Shop

O documentário conta a história de Thierry Guetta e sua conturbada relação com câmeras de vídeo. Thierry era dono de uma loja de roupas retrô em Los Angeles e tinha uma vida estável ao lado da mulher e filhos. Até que ele comprou uma câmera e começou a gravar tudo o que lhe acontecia.

Thierry é primo de um artista chamado Space Invader. Não demorou para que Thierry começasse a registrar o trabalho do primo. Por intermédio dele, Thierry pode conhecer vários outros artistas de rua. Nesse processo se tornou um grande admirador da obra de Banksy e criou uma certa fixação por esse artista. O caminho dos dois acabou se cruzando quando Banksy foi para L.A. Fizeram amizade e Banksy logo se acostumou com a ideia de registrar o trabalho, dado o fato da arte de rua ser extremamente vulnerável.

O documentário narra essa história de modo instigante e cômico, usando imagens impressionantes. Esse filme nos ajuda a entender o risco que artistas de rua correm ao produzir suas obras. Flertando com a ilegalidade, a arte de rua tem um grande poder para contestar a sociedade pois ela se instala em lugares bem visíveis aos olhos de todos, sem cobrar ticket para entrada.

O que é a Arte afinal?

Banksy usa uma reviravolta na sua relação com Thierry para questionar o que é a arte. Depois de passar anos gravando o processo de produção de diversos artistas, Thierry resolveu se tornar um artista também. Ele adotou o nome de Mr. Brainwash e passou a reproduzir as técnicas que aprendeu, sem dar muito significado para a obra em si.

Em certo ponto, Banksy observa que Thierry alcançou o sucesso, mas pulou várias etapas em sua arte. Mr. Brainwash não obedeceu certas regras, não trilhou a mesma trajetória que muitos artistas trilham. Mas a arte não deve ter regras. Então como avaliar o trabalho do Mr. Brainwash? Esse debate é sempre pertinente.

Abertura da série Os Simpsons, feita por Banksy
Abertura da série Os Simpsons, feita por Banksy

Assim como dezenas de outros artistas de rua, Banksy se destaca pela sua capacidade de contestar. Algumas de suas obras são vendidas por centenas de milhares de dólares em leilões de arte. Em Outubro de 2013 ele passou uma temporada em Nova Iorque, onde montou uma barraquinha na rua e ofereceu alguns de seus originais por U$60,00. Pouquíssimas peças foram vendidas.

Onde está  o valor da arte afinal? Naquilo que o artista imprimiu? No que nós entendemos dela? Ou no quanto os críticos dizem que ela vale? Muitos críticos contestam a veracidade desse documentário, ponderando que ele é mais uma obra de Banksy. Na minha opinião, pouco importa se a história é real ou se é ficção. O que importa é a história.

Abaixo, algumas obras de Banksy.

Leia também

Leia também

spot_img